Metodologia do rastreador: avaliação pelos profissionais de saúde

Maria Manuela Pinto Carneiro Alves dos Santos, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O estudo destinou-se a avaliar em que medida a Metodologia do Rastreador utilizada no processo de avaliação da acreditação nas avaliações diagnósticas, educativas e de acreditação foi percebida pelo avaliador, consultor de educação e profissionais que coordenam ou exercem funções nas áreas de qualidade e acreditação nos serviços de saúde. Para atingir este objetivo, na primeira parte do estudo foi feita uma revisão bibliográfica para se conhecer o processo de Acreditação por meio do levantamento cronológico desde os primórdios. Para responder à questão avaliativa foram utilizados três tipos de instrumento: grupos focais, entrevista e questionário. O estudo se enquadrava em uma abordagem avaliativa que interfaceava várias abordagens. Apesar de se entender que a abordagem centrada nos participantes era a principal, as abordagens orientadas por especialistas e por objetivos também foram consideradas. Os resultados mostram que os participantes, nos grupos focais, demonstraram possuir as competências requeridas pela Metodologia do Rastreador e não sentiram grandes dificuldades na sua aplicação, quer pelo seu nível de preparação, quer pelo nível de motivação para a assumir como instrumento de trabalho. No questionário, pode-se verificar que provavelmente o trabalho de Acreditação apurou a sensibilidade e tornou mais rigorosos os juízos de valor dos profissionais respondentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4762



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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