Avaliação do processo de atendimento aos direitos dos pacientes

Liliana Rodrigues do Amaral, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo destinou-se a avaliar a percepção dos pacientes e profissionais do Hospital Universitário Professor Edgard Santos no atendimento aos direitos dos pacientes. Esta avaliação se deu à luz do processo de Acreditação Internacional pela Joint Commission International. Para atingir este objetivo, na primeira parte foi elaborado um quadro que identifica as categorias, padrões e níveis de conformidade deste estudo que orientou a elaboração dos instrumentos e sua ordem de aplicação. Os níveis de conformidade forneceram elementos de medida para a implantação do processo de acordo com as categorias consideradas, contexto do profissional e contexto do paciente. Para responder as perguntas avaliativas, foram utilizados dois instrumentos: um questionário de perguntas dicotômicas fechadas para os pacientes e o roteiro de grupo focal para a coleta de informações dos profissionais. O estudo se enquadrou em dois tipos de abordagem avaliativa: a abordagem centrada nos especialistas e a centrada nos consumidores, por prever avaliar tanto a percepção dos profissionais como a dos pacientes, usuários do serviço. Os resultados mostram que os pacientes dão importância ao conhecimento sobre os direitos dos pacientes e familiares, mas ainda não dominam este conhecimento, e quanto aos profissionais, pode-se perceber que eles definiram e implantaram estratégias para garantir estes direitos, mas ainda não avaliaram os resultados desta implantação, portanto, desconhecem esta falta de domínio por parte dos pacientes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4759



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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