Eficácia da metodologia da simulação realística

Andreia Rotmeister Santos da Costa Lamberti, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da metodologia da Simulação Realística, junto a grupo de profissionais de saúde, que vivenciaram capacitações em centros de treinamento, situados na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem avaliativa foi centrada nos consumidores. O levantamento de dados foi mediado por checklist, que constou de 48 itens fechados e dois abertos, e teve as validações técnica e de conteúdo atribuídas por especialistas em Avaliação, Educação e Simulação Realística. Dos 60 potenciais respondentes contatados, 39 deles responderam ao instrumento, gerado a partir do estudo sistemático do tema e privilegiando uma única categoria avaliativa - Metodologia da Simulação Realística. A categoria foi constituída por seis tópicos: objetivos de ensino; conteúdos; processo de aprendizagem; Simulação Realística – aspectos procedimentais; Simulação Realística – habilidades (não) técnicas e aprendizagens; competências e habilidades do facilitador. Em termos quantitativos, a apresentação dos resultados incluiu a frequência de julgamento dos respondentes, em relação a cada item, seguida da análise e interpretação. Os pontos fortes e fracos foram categorizados e sequenciados na ordem de importância atribuída. A construção da resposta à questão avaliativa envolveu (a) definição de ponto de corte (30) a ser atingido, por cada item, correspondendo ao número mínimo de respostas positivas a serem alcançadas; (b) equalização do peso dos itens, considerando-se a sua representatividade percentual no conjunto dos itens; (c) arbitragem de níveis de julgamento da eficácia frente a intervalos percentuais definidos. Dos tópicos, quatro foram avaliados como muito eficazes (objetivos de ensino; conteúdos; Simulação Realística – aspectos procedimentais; competências e habilidades do facilitador) e dois, eficazes (processo de aprendizagem; Simulação Realística – habilidades (não) técnicas e aprendizagens). Feita segundo os mesmos procedimentos, a avaliação global da metodologia da Simulação Realística foi muito eficaz. As recomendações centraram-se no aprimoramento e na qualificação psicométrica do checklist, na institucionalização da formação do facilitador, na ampliação do acesso à metodologia de treinamento, na criação de projeto itinerante visando a divulgação da metodologia da Simulação Realística.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4744



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.