Informação e prevenção à doença renal: uma avaliação de mérito de campanha de saúde

Ana Cristina Pereira Junqueira, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o mérito da campanha de saúde Pare de Agredir seus Rins, assinada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2013. O estudo foi conduzido a partir da abordagem centrada em especialistas. Padrões das categorias de utilidade, adequação e precisão foram identificados e adaptados de modo a subsidiar a construção do instrumento de avaliação, que foi validado por especialista em Avaliação. Nove profissionais das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e das áreas de Linguística e Letras integraram o painel que julgou cada uma das oito peças da campanha publicitária: um adesivo, dois folhetos, uma camiseta, um cartaz, um flyer, um boton e um vídeo. Os resultados da avaliação mostram em que medida mídias impressas e audiovisual atenderam os padrões de julgamento e as respectivas categorias. Embora a maioria das peças publicitárias tenha atendido às categorias de adequação e precisão, apenas o cartaz, o flyer e o vídeo atenderam à categoria utilidade. Este resultado mostra que a maioria das peças não se volta ao atendimento das necessidades de informação dos usuários potenciais, o que compromete o mérito da campanha.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4742



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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