Instrumento de avaliação da Capes para os Mestrados Profissionais: julgamento pelos avaliados da área de Planejamento Urbano e Regional

Márcia Malaquias Braz, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


O estudo teve por objetivo avaliar o instrumento Sistema de Ficha de Avaliação utilizado pela CAPES a partir da opinião dos coordenadores dos programas de Mestrados Profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Assim, o estudo permitiu conhecer as especificidades que compõem o instrumento mediante o julgamento dos coordenadores a respeito das seguintes categorias/dimensões: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, teses e dissertações, inserção social e produção intelectual. A abordagem utilizada foi a centrada em especialistas. Para a obtenção dos dados do estudo, foi elaborado um questionário a partir dos quesitos e itens que compõem o instrumento original utilizado pela Capes para avaliação de programas de pós-graduação. O questionário foi aplicado a oito coordenadores dos Programas de Mestrados Profissionais em Planejamento Urbano e Regional com vasta experiência na docência do ensino superior. Os especialistas responderam ao instrumento que continha cinco categorias e 32 indicadores. Como resultado, verificou-se que: 1) o Sistema de Ficha de avaliação tem grande influência no desenvolvimento dos programas; 2) os critérios e itens de avaliação são conhecidos pela comunidade acadêmica avaliada, porém precisam ser repensados para atender às especificidades do programa; 3) apesar de ser reconhecido pela comunidade acadêmica, o Sistema de Ficha demanda acompanhamento e monitoramento constante para a superação dos pontos fracos, em busca de aperfeiçoamento dos atuais mecanismos de avaliação da pós-graduação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4712



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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