Avaliação do Programa Social de Apoio Escolar “Gira-Sol”
Resumo
O presente estudo teve o propósito avaliar o Programa de Apoio Escolar Gira-Sol, desenvolvido na comunidade do Morro do São João no Engenho Novo, Rio de Janeiro, que atende a 75 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, as quais têm apresentado dificuldade de aprendizagem. O presente estudo fez um recorte para investigar 41 crianças desse projeto que são alunos da Escola Municipal Mario Augusto Teixeira de Freitas, parceira do projeto, avaliando o desenvolvimento pessoal, a frequência, a evasão e o rendimento escolar dessas crianças no ano de 2008. A avaliação buscou identificar através de indicadores, se houve impacto do projeto, na melhoria do rendimento e da frequência escolar, e do desenvolvimento pessoal dessas 41 crianças que participam do Projeto Gira-Sol. O estudo avaliou também o mérito do projeto na sua qualidade interna. A abordagem avaliativa adotada mesclou a abordagem centrada em objetivos, e a abordagem centrada nos participantes, adaptada no modelo de Penna Firme, Tijiboy e Stone (2001), e foi aplicada através de capacitação dos educadores do projeto, que foram os observadores do processo na coleta de dados, sempre contando com a participação e o comprometimento de toda a equipe. Os resultados da avaliação apontaram para mudanças marcantes de comportamento das crianças, bem como no rendimento e na frequência escolar, e revelaram evidências da qualidade interna do projeto. Recomendações para o contínuo aperfeiçoamento e a replicação do projeto em outras comunidades, bem como a realização de uma avaliação incluindo os alunos do projeto na sua totalidade, foram apresentadas.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4710
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.