Avaliação do Programa Atitude Ambiental: um compromisso da Vale com os educadores de redes públicas municipais no Estado do Pará

Sidney de Oliveira Silva, Thereza Penna Firme

Resumo


Esta dissertação trata de um processo de avaliação do Programa Atitude Ambiental da Vale, voltado para o público externo - escolas, implantado no ano de 2010, pela empresa de Consultoria Educacional Ser Integral, contratada pela Vale para construir e implementar o programa naquele ano. As cidades contempladas pelo programa, que fazem parte deste estudo, são Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu – todas pertencentes ao Estado do Pará. A avaliação proposta foi caracterizada como uma avaliação de mérito e impacto e visou evidenciar se as ações educativas do programa voltadas para o público escolas – professores e equipes pedagógicas de escolas municipais -  estavam efetivamente contribuindo para a ampliação de conhecimentos dos envolvidos acerca do meio ambiente, como também das mudanças de suas atitudes ambientais. As questões avaliativas que nortearam o estudo buscaram evidências sobre o mérito e o impacto do programa em relação ao público-alvo. Os resultados mostraram que o programa teve mérito, em termos de qualidade interna no seu desenvolvimento e impactou, de forma significativa, os educadores envolvidos, ampliando seus conhecimentos acerca da educação ambiental e mudando suas atitudes ambientais, especialmente no que se refere a uma visão sistêmica das relações humanas e ambientais, através de uma nova postura comprometida com a sustentabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4706



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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