Avaliação das capacitações docentes no Programa de Alfabetização de Crianças do município de Resende - RJ

Saladino Corrêa Leite, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo consistiu em avaliar as capacitações docentes como parte do Programa de Alfabetização de Crianças do município de Resende-RJ. O programa foi criado em 2006, pela Coordenação de Alfabetização, após realizar um levantamento dos resultados obtidos pelas turmas de 2º ano, em 2005, que constatou em índice de 25% de reprovação. Os principais objetivos do programa eram reduzir a evasão e a repetência nos anos iniciais das escolas municipais; implantar políticas de formação continuada do professor alfabetizador; avaliar e acompanhar o processo de alfabetização. O programa, com vigência de três anos, tinha como meta reduzir em 5% ao ano a taxa de repetência nas turmas de 2º ano. Para identificar as mudanças promovidas pelas capacitações docentes, este estudo deu voz aos diversos participantes da implantação do Programa de Alfabetização de Crianças: professores alfabetizadores, equipe técnico-pedagógica das escolas (diretores e orientadores pedagógicos e educacionais) e equipe técnica do EDUCAR (Instituto da Educação de Resende), aplicando três instrumentos diferentes, nos quais, vão oferecer subsídios para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade possa desenvolver uma gestão focada na aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que a meta prevista pela Secretaria Municipal era, em todo o segmento, a redução de repetência ser de 5% em relação ao ano anterior, o que se observou foi apenas um aumento de 2 pontos percentuais. Este pequeno ganho, entretanto, não invalida as mudanças realizadas a partir das capacitações, com os professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4705



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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