Avaliação do Projeto Liga 3.0: metodologia ativa em classes de graduação de um Centro Universitário no Estado do Rio de Janeiro

Renata Gomes Vasconcellos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


As metodologias ativas refletem mudanças no paradigma tradicional do processo de aprendizagem e na relação estabelecida entre educador e educando, enquanto sujeitos da educação formal. Tais mudanças surgem em contrapartida às aulas expositivas, nas quais o professor é o único condutor, no momento em que os alunos ocupam de forma passiva, o lugar de espectadores. Na busca de um maior engajamento, motivação e interesse em aprender, um centro universitário, situado no Rio de Janeiro, implementa o Projeto LIGA 3.0 – uma proposta metodológica global de aprendizagem colaborativa. Tendo como contexto o cenário educacional brasileiro e o objetivo desta instituição em facilitar a aprendizagem de seus educandos, considerou-se importante desenvolver um estudo avaliativo acerca do projeto, pautado nas seguintes questões avaliativas: (a) em que medida a LIGA 3.0 – atende aos requisitos básicos que definem uma metodologia inovadora?; e (b) em que medida os educandos estão satisfeitos com a implementação da proposta metodológica – LIGA 3.0? Metodologicamente foi utilizada a abordagem avaliativa dos consumidores, a qual se baseou na visão dos participantes do estudo. A construção do Quadro de Critérios e Padrões de Julgamento respaldou-se nas dimensões do projeto e, deste, derivou-se o instrumento de avaliação – um questionário com questões fechadas e abertas, destinado a responder às questões avaliativas. O questionário contou com a contribuição de 19 alunos de períodos finais dos cursos de graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas da instituição, avaliando a LIGA 3.0. O instrumento foi validado, reformulado e aplicado aos participantes. Os dados foram coletados e analisados, destacando-se as seguintes conclusões: os alunos atendem às expectativas de sujeitos autônomos, aprovam a metodologia inovadora, e acreditam nas possibilidades da aprendizagem colaborativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4703



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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