O acompanhamento de egressos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: avaliação do Programa Joia Rara

Moyza Teixeira de Oliveira dos Santos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


Este estudo objetivou avaliar o Programa Joia Rara (PROJOIA) que promove o acompanhamento de egressos da graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Adotou-se a abordagem avaliativa centrada na administração. Foram utilizados os dados gerados pelo questionário do programa aplicado entre 2015 e 2020. Os resultados permitiram responder às questões avaliativas propostas: em que medida o Programa Joia Rara promove o acompanhamento dos egressos da UNIRIO conforme o referencial mínimo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (2015b)? Em que medida os critérios de análise, referentes ao conceito cinco dos indicadores 3.7, da Política Institucional de Acompanhamento dos Egressos (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2017) foram atendidos pelo Programa Joia Rara? Em que medida as respostas dos egressos à questão aberta do questionário aplicado (período 2015 a 2020) oferecem contribuições à UNIRIO? Concluiu-se que o PROJOIA dispõe de mecanismo que permite conhecer a opinião dos egressos, por outro lado, no âmbito do programa, não há um espaço específico para os empregadores opinarem e, ainda não existe divulgação de atividades de atualização e formação continuada específicas para os egressos. As informações geradas a partir dos dados coletados podem subsidiar ações de melhoria. Dentre os apontamentos dos egressos, prevaleceu a necessidade de maior preparo e integração dos cursos com o mundo do trabalho. Recomendou-se: a expansão do PROJOIA; a atualização do questionário; a utilização das informações prestadas pelos egressos ao revisar os projetos pedagógicos dos cursos; a promoção de eventos que os integrem à universidade; e o envio dos resultados obtidos aos participantes, atendendo assim, à solicitação por eles apresentada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4701



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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