Avaliação do Programa de Incentivo à Qualificação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Lorena Moreira Sigiliano Alfradique, Ligia Silva Leite

Resumo


O objetivo desse estudo foi avaliar a influência e a contribuição da qualificação custeada pelo Programa de Incentivo à Qualificação (PRIQ) na prática profissional dos servidores técnico-administrativos da UNIRIO. O instrumento utilizado neste estudo avaliativo foi o questionário adaptado, desenvolvido por Dalmoro (2019), composto por questões e afirmativas dividido em nove blocos, sendo que entre os blocos 2 e 9 as afirmativas foram estruturadas considerando a escala Likert de quatro pontos, variando de ‘discordo totalmente’ a ‘concordo totalmente’, adotou-se a moda como medida de análise. A abordagem avaliativa utilizada foi a centrada nos consumidores, tendo em vista que engajava pessoas que utilizam ou utilizaram o PRIQ. De acordo com o conteúdo das questões avaliativas do estudo o questionário focalizava a opinião dos respondentes, se a qualificação custeada pelo PRIQ influencia o seu trabalho em relação aos aspectos individuais, contextuais e de aprendizagem e se contribui para mudanças na sua prática profissional. Foram enviados, por meio eletrônico, questionários para os servidores que já participaram e ainda participam do PRIQ, e depois de 18 dias de disponibilização, 81 servidores devolveram o instrumento respondido. Os resultados revelaram que o Programa de Incentivo à Qualificação obteve avaliação favorável como um todo, muito embora sejam necessárias ações de melhorias voltadas principalmente para os indicadores da dimensão contextual, que apresentou nível de influência parcial no trabalho dos servidores. Recomenda-se, entre outras, manter a continuidade do processo de avaliação do PRIQ, de modo a permitir o seu aperfeiçoamento contínuo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4694



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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