Avaliação da efetividade de um programa de reforço de Matemática Básica mediado por tecnologia de ensino a distância

Lizander Augusto da Costa Lopes, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa de reforço de Matemática inserido na estrutura curricular dos cursos técnicos pós-médio de uma instituição de caráter nacional situada na cidade do Rio de Janeiro. Caracterizado por uma estrutura associada a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (ensino a distância), o Programa de Reforço de Matemática Básica abordou os conteúdos de porcentagem, proporções e sistemas de medidas, temas esses selecionados por serem bases fundamentais de conhecimento para a realização das disciplinas subsequentes dos cursos. A abordagem utilizada no estudo foi baseada nas avaliações centradas em objetivos. Assim, os instrumentos adotados permitiram determinar em que medida os objetivos do programa foram alcançados. Participaram do Programa de Reforço os alunos com rendimentos inferiores a 50% no Pré-Teste aplicado a todos os alunos ao término da disciplina de Matemática Básica. Ao final do programa foi aplicado um pós-teste aos alunos participantes. O estudo estatístico, realizado com os resultados obtidos na aplicação dos instrumentos de avaliação, atestou a efetividade do Programa de Reforço de Matemática Básica, comprovando que as ações propostas foram adequadas para transformar, positivamente, a situação inicialmente existente.

Texto completo:

PDF

Referências


BLOOM, Benjamin. Taxonomy of Educational Objectives: the cognitive domain. New York: David Mackay Company, 1956. (Handbook I)

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 16 de 1 de junho de 1998. Diretrizes curriculares para o ensino médio. [Diário Oficial da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 26 jun. 1998.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino aprendizagem. São Paulo: Ática, 1995.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. ed. Campinas: Papirus, 2010.

LIMA, Elon Lages et. al. A matemática no ensino médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2000. (Coleção do Professor de Matemática v. 2).

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

METFESSEL, Newton S.; MICHAEL, William B. A paradigm involving multiple criterion measures for the evaluation of the effectiveness of school programs. Educational and Psychological Measurement, v. 27, p. 931-943, 1967.

OCDE. Organização para cooperação e desenvolvimento econômico. Panorama Educativo: indicadores da OCDE. Resumo, Espanha: OCDE, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999.

RESENDE, Enio. O livro das competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

SCHWARTZ, Yves. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, dez. 1998.

SVEIBY, Karl-Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4693



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.