Avaliação do Programa Social Educação e Trabalho do Jardim Botânico do Rio de Janeiro: uma perspectiva etnobotânica, científica e social

João Carlos da Silva, Thereza Penna Firme, Mara Zélia de Almeida

Resumo


Este estudo objetivou avaliar o curso profissionalizante de Jardinagem, parte integrante do Programa Social Educação e Trabalho do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sob a perspectiva etnobotânica, científica e social. A avaliação proposta se baseou em parâmetros avaliativos de mérito e impacto, a fim de gerar indicadores  para avaliar a qualidade interna do curso profissionalizante de Jardinagem, entre 2007–2011 e a transformação frente à responsabilidade socioambiental e do protagonismo dos egressos como agentes multiplicadores para a conservação e preservação dos recursos naturais, por meio da valorização da relação homem-planta. Os instrumentos utilizados foram questionários destinados a coletar comentários e depoimentos, sendo aplicado em 76 respondentes egressos no período triado. A seleção dos informantes foi feita pela metodologia de etnopesquisa, denominada bola de neve, com a indicação inicial do informante chave. A análise dos dados gerou resultados referentes ao mérito e impacto do curso, sendo consideradas meritórias a didática e a metodologia do corpo docente, e adequadas as instalações institucionais. Ficou ressaltada a qualidade do curso bem como sua ação impactante nas relações interpessoais. Numa perspectiva etnobotânica, destacaram-se as relações entre o homem e as plantas evidenciando as mudanças referente à aplicabilidade dos conhecimentos, à disseminação de valores protagonizados pelos egressos, à visão do meio ambiente e à responsabilidade socioambiental. Observou-se também que a maioria dos educandos sente um grande apreço pela equipe, valoriza o espaço institucional e entende a importância do  referido curso na transformação do seu olhar homem-planta para a temática natureza com responsabilidade socioambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4685



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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