Avaliando um programa de qualidade de vida desenvolvido em ambiente ocupacional

Fernanda Wermelinger Caetano, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo avaliativo apresenta resultados da dissertação de Mestrado em Avaliação sobre o programa de qualidade de vida denominado “Viver Mais: Qualidade e Equilíbrio em sua Vida” desenvolvido na empresa Sitel do Brasil, defendida na Fundação Cesgranrio. Para o seu desenvolvimento foi realizada uma pesquisa de campo com uso de dois questionários aplicados por meio de entrevista, um para o grupo de funcionários que participou das atividades do programa e o outro para funcionários do departamento de Recursos Humanos. A realização desse estudo avaliativo tem relação direta com a necessidade pessoal de compreender e analisar o desenvolvimento de ações e estudos sobre qualidade de vida no ambiente ocupacional e suas implicações no desenvolvimento do trabalho, possibilitando contribuir para o debate acerca do ambiente ocupacional e da saúde do trabalhador. Por meio do estudo avaliativo foram explicitadas relações existentes entre o trabalho, a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador. A utilização de bibliografia pertinente, de relatórios do programa, de leis e portarias, de dados estatísticos e da própria pesquisa de campo por meio instrumental permitiu avaliar se as atividades desenvolvidas pelo referido programa atendem as necessidades dos interessados, que mudanças ocorreram e como a saúde ocupacional é valorizada na empresa avaliada. Dentre os resultados obtidos pode-se destacar que 100% dos entrevistados não se afastaram do trabalho após participarem das atividades propostas pelo programa por causa de doenças físicas ou emocionais causadas pelo trabalho e que a empresa tem se adaptado às regras e recomendações para diminuir os riscos de doenças.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4679



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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