Avaliação da utilidade, adequação e precisão da Ordem de Serviço GR Nº 02/2004 na organização de ações por parte da administração superior da UNIRIO

Oscar Gomes da Silva, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a utilidade, adequação e precisão da Ordem de Serviço GR nº 02/2004 na organização de ações por parte da administração superior da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trata o referente instrumento de uma normativa interna para coibir a prática do assédio moral no âmbito da universidade. A abordagem de avaliação utilizada neste estudo foi a centrada na administração, que é a abordagem orientada para auxílio das necessidades de informações de profissionais para tomada de decisões. Neste estudo foram utilizados os padrões de avaliação desenvolvidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. Dos 30 padrões e cinco categorias existentes, foram objeto de análise 12 padrões e três categorias (utilidade, adequação e precisão). O instrumento escolhido para o presente estudo foi a Lista de Verificação, contendo 15 itens, tendo a sua validade técnica e de conteúdo avaliada por especialistas. A Lista de Verificação foi entregue a 55 servidores de um universo de 10 unidades com diversos setores que coordenam as atividades administrativas da universidade. Os resultados das avaliações à Ordem de Serviço GR nº 02/2004 demonstraram que o padrão de utilidade foi atendido parcialmente, enquanto que, nas categorias adequação e precisão, os padrões não foram atendidos, demonstrando que o instrumento deve ser aperfeiçoado para atender as demandas dos servidores e da Comunidade Universitária. Como recomendações, sugere-se ações voltadas para o aprimoramento do instrumento normativo (OS) propriamente dito e ações mais gerais, como a proposta de elaboração de manuais explicativos e o desenvolvimento de atividades educativas, dentre outros.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4669



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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