Avaliação da qualidade do instrumento de avaliação para monitoramento de gestão do Programa Academia da Saúde

Ana Beatriz Oliveira do Couto Andrade, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


Este estudo avaliativo teve como objetivo avaliar a qualidade do atual formulário de polos em Funcionamento, utilizado no monitoramento do Programa Academia da Saúde, lançado pelo Ministério da Saúde em 2011, com a proposta de viabilizar intervenções que impactem na redução das doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco. Pela importância nacional que o programa representa na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, se justifica o estudo. A abordagem avaliativa centrada em especialistas foi selecionada para este estudo por oferecer julgamentos coerentes, produzidos por profissionais especializados, permitindo uma análise de qualidade. Os dados foram coletados por meio de um checklist, um instrumento de avaliação capaz de identificar problemas e sinalizar dificuldades existentes em produtos e programas. O checklist foi construído a partir da análise de congruência e validação técnica da descrição adaptada dos 26 itens dos padrões selecionados nas categorias utilidade, adequação e precisão do Joint Committee, tendo a sua validade técnica e de conteúdo avaliada por especialistas. Foi enviado para o endereço eletrônico de 21 especialistas participantes, sendo 16 deles, pontos focais do Programa Academia da Saúde e os demais, especialistas da área de saúde/ educação física e ligados à coordenação do programa. Os resultados obtidos a partir dos julgamentos e comentários dos especialistas demonstraram que o padrão de utilidade foi atendido parcialmente, enquanto que, nas categorias adequação e precisão, os padrões não foram atendidos, demonstrando que o instrumento deve ser aprimorado para um melhor acompanhamento do programa. Com a intenção de aprimoramento do atual formulário de avaliação dos polos do Programa Academia da Saúde, foram feitas sugestões, como a existência de um manual de preenchimento padronizado e uma maior participação e acesso dos usuários do programa ao processo de avaliação dos polos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4660



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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