A biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística da UFF: estudo avaliativo sob a ótica de usuários
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, Sueli Angélica do. WEB SITES: uso de tecnologias no cumprimento das funções da biblioteca. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 15-40, jul./dez. 2005. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13456. Acesso em: 1 fev. 2021.
AMBONI, Narcisa de Fátima. Qualidade em serviços: dimensões para orientação e avaliação das bibliotecas universitárias federais brasileiras. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade e Produtividade) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/83805/188852.pdf?sequ ence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 maio 2020.
BAPTISTA, Michele Marques; LEONARDT, Michele. A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos usuários em uma Biblioteca Universitária. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências e Perspectivas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 50-59, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistar bu/article/view/3064. Acesso em: 10 maio 2021.
BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FRANKLIN, Sérgio. Controle, avaliação e qualidade de serviços em unidades de informação. In: LUBISCO, N. (org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: UFBA, 2011. p. 89-137.
BEZERRA. Neiliane Alves. Avaliação da qualidade dos serviços das bibliotecas universitárias segundo os usuários discentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/ 2824/1/ 2010_dis_NABezerra.pdf. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 fev. 2005a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007 /Decreto/D6096.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Decreto nº 62.414, de 15 de março de 1968. Dispõe sobre a reestruturação da Universidade Federal Fluminense. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 16 mar. 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960- 1969/decreto-62414-15-marco-196 8 -403562-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960. Cria a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 dez. 1960. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei3848-18-dezembro-1960-354 411-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 21 dez. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 6 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 4.831, de 5 de novembro de 1965. Dispõe sobre as novas denominações das Universidades Federais das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 6 nov. 1965. Disponível em: https://www2. camara.leg.br/legin/fed/lei /1960-1969/lei-4831-5-novembro-1965- 368485-publicacao original-1-pl.html. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 29 nov. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivi l_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 11. 046, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 14 jan. 2005b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 7 jul. 2015a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2 015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017. Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2017b. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Economia. Gestão Pública: o que é o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP. Brasília, DF: Ministério da Economia, 2015b. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/serviços/faq/gestao-publica/gestaopublica-referenc iais-de-excelencia-modelos/o-que-e-o-modelo-de-excelencia-emgestao-publica. Acesso em: 9 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/270-programas-e-acoes-1921564125/sin aes-075672111/12303-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-sinaes. Acesso em: 9 maio 2020.
BRITO, Gisele Ferreira de. Avaliação da qualidade da biblioteca universitária a partir da percepção de seus clientes: a metodologia LibQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/2 7151/tde-31012014- 155620/publico/GiseleFerreiradeBrito.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
BRITO, Gisele Ferreira de; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Avaliação da qualidade da biblioteca acadêmica: a metodologia LibQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil. Brazilian Journal of Information Science, Marília, SP, v. 7, n. especial, p. 26-46, 2013. Disponível em: http://www2.marilia.Unesp.br/ revistas/index.php/bjis/index. Acesso em: 9 maio 2020.
BRITO, Gisele Ferreira de; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Avaliação da qualidade orientada ao usuário: estudo de caso em biblioteca acadêmica utilizando o método SERVQUAL. Ciencias de la Información, La Habana, Cuba, v. 42, n. 2, p. 55-59, maio/ago. 2011. Disponível em: http://eprints.rclis.org/16033/. Acesso em: 27 mar. 2021.
BURLAMARQUI, Marco Guilherme Bravo. Avaliação e Qualidade na Educação Superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2473. Acesso em: 9 maio 2020.
CAMPOS, Cirlei Oraci Dias de; SILVA, Emanoel Quartiero da; PINTO, Marli Dias de Souza. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 200- 217, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v20n3/1413-9936-pci20-03-00200.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total no estilo japonês. Nova Lima, MG: Editora Falconi, 2014. Disponível em: https://pt.scribd.com/read/45 1931407/TQC-Controle-da-Qualidade-Total-no-estilo-japones. Acesso em: 5 maio 2021.
CARVALHO, Evanise Souza de. Estudo de satisfação dos usuários da Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis, SC. Trabalho Apresentado [...] Florianópolis: UFSC, 2013.
CARVALHO, Evanise Souza de. Estudo dos serviços prestados pela Biblioteca Setorial Prof. Roberto Amorim - CFCH/UFPE: análise do nível de satisfação dos usuários desta setorial. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública Para o Desenvolvimento do Nordeste) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
CAVALCANTE, Luiz Fernando Corrêa da Silva. A Biblioteca do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ: um estudo avaliativo sob o olhar do usuário. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2017.
CÓQUERO, Suélen de Mendonça Soares. Avaliação da qualidade de serviços com foco no usuário: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Biblionline, Paraná, v. 10, n. 2, p. 123-137, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500. 11959/brapci/16248. Acesso em: 27 mar. 2021.
COSTA, Jhonathan Cavalcante da. Avaliação da qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Central da UFES utilizando o modelo SERVQUAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1180 /1/Dissertacao.Jhonathan%20Cavalcante .pdf. Acesso em: 12 maio 2020.
COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Novas perspectivas dos estudos de satisfação de usuários. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 57-73, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518- 2924.2010v15n30p 57/19530. Acesso em: 27 mar. 2021.
COUTINHO, Marcelo James Vasconcelos. Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual. Revista do Serviço Público, Brasília, ano 51, n. 3, jul./set., 2000. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article /view/331. Acesso em: 12 maio 2020. 50 ANOS: Universidade Federal Fluminense - 1960-2010. Niterói: Eduff, 2010.
DAMASCENO, Andreia Cristina; MESQUITA, José Marcos Carvalho de. Atributos determinantes da baixa utilização de biblioteca: estudo em uma instituição de ensino pública federal. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p.149-169, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v19n1/10.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.
ELLIOT, Ligia Gomes; HILDENBRAND, Luci; BERENGER, Mercêdes Moreira. Questionário. In: ELLIOT, Ligia (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf. Acesso em: 1 fev. 2021.
FERREIRA, Sueli Mara S. P. Estudo de necessidades de informação: dos paradigmas tradicionais à abordagem sense-making. Porto Alegre: ABEBD, 1997.
FIGUEIREDO, Nice. Estudo de uso e usuários da informação. Brasília, DF: Ibict, 1994. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/452. Acesso em: 24 mar. 2021.
FILARDI, Fernando et al. (Im)Possibilidades da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, ano 50, n. 1, p. 81-106, jan./fev. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rap/v50n1/0034-7612-rap-50-01-00081.pdf. Acesso em: 1 fev. 2021.
FREITAS, André Luís Policani; BOLSANELLO, Franz Marx Carvalho; VIANA, Nathália Ribeiro Nunes Gomes. Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo SERVQUAL. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 3, p. 88-102, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v37 n3/v37n3a07.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Paulo J. P. A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufaturados aos serviços de informação. Revista Cadernos Bad, Lisboa, p. 6-18, 2004.
GUIMARÃES, Maria Luiza Leal Domingos. Avaliação da qualidade dos serviços da Biblioteca Setorial Sul da Universidade Federal do Espírito Santo. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES, 2019. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_13423_1.%20Disserta%E7%E3o%20 final20191223-182742.pdf. Acesso em: 9 maio 2020.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert. (org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5620/1/_Biblioteca.pdf. Acesso em: 12 maio 2020.
MALHEIRO, Fabiano Domingues. Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPEL. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/hadle/1/19779/DIS_PPGGOP_2019_MALHEIRO _FABIANO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 maio 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2002.
OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral approach. Nova York: Routledge, 2010. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315700 892/satisfaction-behavioral-perspective-consumer-richard-oliver. Acesso em: 7 maio 2021.
PAIM, Isis; NEHMY, Rosa Maria Quadros; GUIMARÃES, César Geraldo. Problematização do conceito "Qualidade" da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 111-119, jan./jun. 1996.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA. Pergamum. Paraná, 2020. Disponível em: https://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/pergamum_informacoes_gerais.php ?ind=1. Acesso em: 20 maio 2020.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais: trajectos. 6. ed. Lisboa: Gradiva, 2013. p. 226-228.
REBELLO, Maria Alice de França Rangel. Avaliação da qualidade dos produtos/serviços de informação: uma experiência da biblioteca do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 80–100, 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/ 2075. Acesso em: 27 mar. 2021.
REEVES, Carol; BERDNAR, David. Defining quality: alternatives and implications. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, NY, v. 19, p. 419-445, 1994.
REZENDE, Flávia; LOPES, Arilise Moraes de Almeida; EGG, Jeanine Maria. Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de Física e de Matemática a partir do discurso de professores: identifying curriculum, teaching and physics and mathematics learning problems from teachers’ discourse. Ciência & Educação, Brasília, v. 10, n. 2, p. 185-196, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielophp?script=sci_arttext&pid=S1516-731320040002 00004. Acesso em: 29 jan. 2021.
SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso et al. PAQ – Programa de Avaliação da Qualidade de Produtos e serviços de informação: uma experiência no sibi/usp. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 142-148, jan./abr. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br /index.php/res/v/18812. Acesso em: 27 mar. 2021.
SANTOS, Lucimário Dias dos. Avaliação da qualidade dos serviços da Biblioteca do CCJ/UFPB sob a ótica dos usuários discentes. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1Ye_puVD0rVuca0XLtq1GUD_ZwrWA-2gr. Acesso em: 1 fev. 2021.
SCRIVEN, Michael. Avaliação: um guia de conceitos. São Paulo: Fundação Roberto Marinho, 2018.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Necessidades de Informação e Satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Cariri, v. 3, n. 2, p. 102-123, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48656. Acesso em: 24 mar. 2021.
SILVA, Hernandes Andrade; LEITE, Francisca das Chagas Dias. Avaliação dos serviços em biblioteca universitária: o caso da Biblioteca Setorial Cândido Athayde da UFPI. Ponto de Acesso, Salvador, v. 9, n. 2, p. 84-97, ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13115/ 9842. Acesso em: 27 mar. 2021.
SILVA, Maria Regina Pereira. Satisfação do usuário: estudo de caso na Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD9 K9NYM/1/disserta__o___maria_regina_pereira_silva.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
SILVA, Vinícius da Rosa da. Proposta de um modelo de avaliação da qualidade percebida em serviços de bibliotecas universitárias. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183 /197445. Acesso em: 25 ago. 2020.
SOARES, Luciana Matias Felicio. Avaliação da qualidade de serviços: a percepção dos funcionários e usuários dos sistemas de bibliotecas e informação da Universidade Federal de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário UniHorizontes, Belo Horizonte, 2013.
SOUSA, Rita Daniela Oliveira de. Qualidade na administração pública: o impacto da certificação ISO 9001:2000 na satisfação dos munícipios. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7020. Acesso em: 12 maio 2020.
SOUZA, Juliana Lopes de Almeida. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC8KMJ2M/5/satisfacao_ usuario _capes_juliana_lopes_almeida_souza_2011.pdf. Acesso em: 27 mar. 2021.
STORINO, Ricardo. Portal aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo na perspectiva de graduandos. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://mestrado.cesgranrio.org.br/pdf/dissertacoes2017/13%20de%20Dezembro %202017_Dissertacao%20Ricardo%20Storino_Turma%202016_Final.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.
STUFFLEBEAM, David. Evaluation models. New Directions in Evaluation, n. 89, p. 7- 98, 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Bibliotecas UFF: serviços, Niterói, 2020a. Disponível em: http://bibliotecas.uff.br/serviços. Acesso em: 25 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Boletim de serviço. Niterói, ano XL, n. 164, p. 26, 2010. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/bs/2010/10/164-2010.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Boletim de serviço. Niterói, ano XLI, n. 27, p. 14, 2011. Disponível em: http://www.noticias.uff.br/bs/2011/02/027-2011.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Estatuto e Regimento da Universidade Federal Fluminense. Niterói, [1983]. Disponível em: http://www.uff.br/sites/default /files/estatuto-regimento-uff.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Memória UFF: Superintendência de Documentação, Niterói, 2015c. Disponível em: http://www.memoria.uff.br/images /documentos/ sdc.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFF 2018-2022: “O amanhã da UFF, como será?”. Niterói, 2018. Disponível em: http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/196/2018/06/PDI_2018- 2022_aprovado-CUV_ 30-05-2018.pdf. Acesso em: 1 fev. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística. Documento interno. Niterói, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instituto de Matemática e Estatística. Cursos, Niterói, 2020b. Disponível em: http://www.ime.uff.br/?page_id=2371. Acesso em: 19 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instituto de Matemática e Estatística. História do Instituto de Matemática e Estatística. Niterói, 2020c. Disponível em: http://www.ime.uff.br/?page_id=2371. Acesso em: 19 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Regulamento do serviço de empréstimo e de circulação de material, Niterói, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2069. Acesso em: 27 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Relatório anual da Superintendência de Documentação. Niterói: SDC, 2019. 120 p. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/12818/20/Relat%c3%b3rio%20% 20Anual%20-%20Gest%c3%a3o%20SDC%202019.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.
VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27 - 40, jan./jun. 2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/435/245. Acesso em: 29 jan. 2021.
VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James S.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4659
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.