Avaliação de títulos em editais de concurso público: elaboração e aplicação piloto de lista de verificação

Vera Maria da Costa Califfa, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo elaborar e aplicar uma lista de verificação que oriente a formulação de editais de concurso público, no que se refere especificamente à avaliação de títulos. Para atingir este objetivo, foram analisadas as exigências relativas às provas de títulos constantes em 10 editais de concursos públicos realizados pela Fundação Cesgranrio, no período de 2007 a 2010. A avaliação orientada pelo julgamento de especialistas foi adotada como abordagem neste estudo. O que prevalece nesse tipo de abordagem é o fato de trabalhar com o julgamento, possibilitando o desenvolvimento de avaliações de qualidade, em um período de tempo razoavelmente curto. As etapas seguintes da metodologia incluíram critérios de seleção dos editais, análise documental, construção e validação do instrumento para os especialistas, elaboração da lista de verificação, instrumento produto do estudo avaliativo e aplicação piloto dessa Lista. Foi constatado que as exigências referentes à avaliação de títulos encontradas nos 10 editais analisados atendem, na sua maioria, à primeira questão avaliativa, onde se espera que informações claras e precisas ajudem a buscar, através de comprovações de títulos acadêmicos e profissionais, competentes servidores para a administração pública. A segunda questão, relativa aos critérios adotados, foi respondida ao se construir o instrumento que procurará atender às expectativas dos interessados: a lista de verificação de avaliação de títulos. Foi recomendado, entre outras, que os editais se atualizem quanto à legislação vigente, que a lista de verificação de avaliação de títulos seja entregue aos elaboradores de editais, que seja elaborado um modelo de formulário padrão para servir de capa para encaminhamento dos títulos que serão avaliados e que as mudanças tecnológicas sejam acompanhadas de perto pelos stakeholders, considerando os títulos disponibilizados pela internet.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4654



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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