Normas para Concursos da Carreira do Magistério Superior: um estudo avaliativo na UFRJ
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a utilidade, adequação e precisão da Resolução nº 16/2018, que estabelece normas para concursos da carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob o ponto de vista de candidatos aprovados, integrantes das Comissões Julgadoras e secretários/responsáveis pelo apoio administrativo. Foi adotada a abordagem centrada nos consumidores, que busca atender as necessidades de informação dos interessados sobre o objeto de estudo, e complementarmente a abordagem centrada na administração. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário elaborado a partir de 14 padrões de avaliação internacionalmente reconhecidos e publicados pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, que foram selecionados e adaptados a partir da condução de entrevistas exploratórias. O instrumento de medida, composto por 42 questões, foi validado quanto à técnica e ao conteúdo e respondido por 55 envolvidos nos concursos públicos realizados em 2019 na Universidade. Os dados obtidos foram analisados e interpretados a partir de dimensões qualitativa, para as respostas abertas, e quantitativa, para as fechadas, tendo por critério três níveis de julgamento: Atendido Totalmente; Atendido Parcialmente; e Não Atendido. Concluiu-se que as normas para concursos do Magistério Superior, estabelecidas pela Resolução nº 16/2018, atendem de forma parcial aos padrões de utilidade, adequação e precisão adotados no estudo. A partir dos resultados obtidos, inferiu-se a relevância da regulamentação, a existência de diferentes entendimentos entre os respondentes e a necessidade de atualização das normas. Dentre outras recomendações, indica-se discutir as sugestões dos participantes do estudo, como critérios mais detalhados para julgamento e divulgação de notas ao término das provas, e, de forma mais ampla, revisar periodicamente as normas a fim de sanar os entraves verificados e atender às demandas dos envolvidos.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4653
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.