Normas de avaliação do desempenho escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade, Lucí Mary Araújo Hildenbrand, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar as normas de avaliação do desempenho escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A avaliação fundamentou-se na abordagem centrada nos objetivos. Padrões internacionais de avaliação de utilidade, adequação e precisão foram selecionados, adaptados e, a seguir, validados, quanto à técnica e conteúdo, por especialistas em Avaliação e em Educação. Os padrões adaptados deram base à construção de lista de verificação, composta de 23 itens. A pré-testagem foi feita junto a dois professores do colégio. A administração da lista, realizada entre 12 e 21 de novembro de 2015, incluiu 52 professores, obtendo-se devolução de 37. Os dados quantitativos foram apresentados por meio de tabelas e gráficos, enquanto os qualitativos, a partir da análise de conteúdo sintetizadora. Os resultados da avaliação expressam que as normas de avaliação atendem os padrões de utilidade em maior amplitude que os demais, respondendo às necessidades de informações dos interessados. Atendem parcialmente a categoria adequação, pois não expressam aquilo que a comunidade considera justo e ético em relação à jubilação e reprovação. Na categoria precisão, o desempenho das normas apresentou a maior fragilidade; nem embasa as decisões coletivas quanto à aprovação, reprovação e processos pedagógicos, nem favorece decisões que respeitem a cultura e o contexto escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4648



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.