Experiência do usuário em Sistema de Avaliação de Desempenho Profissional da UFRJ: adaptação de instrumento avaliativo

Renato Miguel de Moraes, Lucí Mary Araújo Hildenbrand, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo objetivou adaptar um instrumento de avaliação (Ux Tips - Versão 2) e validá-lo para julgar a Experiência do Usuário (UX) do Sistema de Avaliação de Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro - AVADES. Foram adotadas duas abordagens avaliativas. A primeira, de cunho metodológico, tratou das questões relacionadas ao desenvolvimento e à validação de versão adaptada do instrumento; e, a segunda, centrada em especialistas, sustentou as validações de conteúdo e técnica realizadas por profissionais de Tecnologia de Informação e Comunicação e das áreas de Avaliação, Educação, Ciências Sociais e Letras. Procedeu-se a adaptação do instrumento, após estudarem-se os Fatores associados, as suas partes constituintes e forma de uso. Dos 13 fatores originais, 10 deles foram considerados pertinentes ao novo contexto avaliativo. Estudados por fator, os itens foram apreciados quanto aos atributos da pertinência, adequação redacional e suficiência. Para abordar a disponibilidade e a latência dos serviços prestados pelo Sistema AVADES, construíram-se dois novos itens. Outras adaptações incidiram sobre a apresentação, as instruções gerais, os blocos do instrumento e a forma de uso. Os resultados das validações indicaram o atendimento dos fatores e dos itens aos critérios considerados em cada etapa. As observações e sugestões, julgadas pertinentes, foram agregadas à versão do instrumento em adaptação, que, ao final, nomeado Instrumento de Avaliação da Experiência do Usuário do Sistema AVADES - (Adaptação do UX-Tips Versão 2), constou de 30 itens e de recomendações para a sua utilização. Produto secundário da dissertação foi a construção da planilha para cálculo do resultado percentual por Fator que, associando os itens pertinentes aos fatores, instrumentaliza os avaliadores a identificar os julgamentos favoráveis ou desfavoráveis aos itens. As principais recomendações do estudo incluem a realização de pré-teste da versão adaptada do instrumento, para conhecer sua eficiência e eficácia, e a sua incorporação ao Sistema AVADES, em formato digital, para acompanhar a qualidade percebida dos serviços prestados pela aplicação e apoiar as tomadas de decisões por parte da Autarquia.

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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

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  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.