Avaliação de Aspectos Pedagógicos de uma Coleção de Livros Didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar os aspectos pedagógicos da Coleção Pitágoras Rede Cristã de Educação - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, adotada pelo Colégio Batista Shepard a partir de 2014. A avaliação tomou como referências o Projeto Político-pedagógico e o Regimento Interno do Colégio, documentos baseados em princípios da teoria sócio-interacionista. Na parte metodológica, o estudo se valeu da abordagem da Avaliação Centrada nos Participantes, o qual demandou dos usuários – todos os 21 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio – a participação por meio de respostas a um questionário. Elaborado com subsídios obtidos junto a docentes do Colégio, o instrumento incluiu como categorias de avaliação aspectos filosófico-educacionais; aspectos didático-metodológicos e aspectos materiais que compõem os aspectos pedagógicos da Coleção. Duas especialistas em Educação e Avaliação validaram o questionário. Por meio de perguntas fechadas e abertas, os docentes ofereceram informações sobre as categorias de avaliação e respectivos indicadores. Os resultados, além de apontarem os indicadores mais vulneráveis, segundo a percepção dos docentes, também indicam que a Coleção atende a princípios pedagógicos do Colégio Batista Shepard. O estudo permitiu ainda apresentar sugestões ao Colégio no sentido de dar continuidade ao aperfeiçoamento de seus docentes para uma melhor utilização da Coleção.
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PDFReferências
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Principios Norteadores para o Avaliador
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Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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