Construção e validação de instrumento de avaliação para os cursos a distância da Universidade da Força Aérea

Marisa Helena de Oliveira Silva, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo construir e validar um instrumento de avaliação que julgasse a qualidade dos cursos a distância da Universidade da Força Aérea, tendo em vista a relevância da avaliação para os cursos de pós-formação oferecidos por essa instituição. As abordagens avaliativas utilizadas foram a centrada nos objetivos, uma vez que o estudo trata da criação de uma mensuração; e a centrada em especialistas, tendo em vista que a validação do instrumento deve ser realizada por profissionais com expertise na área. O instrumento foi elaborado com base nos referenciais de qualidade do Institute for Higher Education Policy e adotou as sete categorias avaliativas por ele recomendadas: apoio institucional, desenvolvimento do curso, processo ensino/aprendizagem, estrutura do curso, apoio ao aluno, corpo docente, e avaliação e auditoria. As categorias foram desdobradas em indicadores para nortearem a construção do instrumento. Cinco especialistas, que reúnem larga experiência em EAD e avaliação, ensino e área pedagógica participaram do processo de validação. A partir de critérios específicos, na primeira etapa da validação, as especialistas avaliaram as sete categorias; na segunda, julgaram os indicadores definidos para orientar a elaboração do instrumento; na terceira, validaram os itens do instrumento de avaliação, em sua versão preliminar. Os resultados da validação realizada pelas especialistas indicaram o atendimento pleno das categorias, indicadores e itens aos critérios, em cada etapa. As especialistas também apresentaram observações e sugestões que, consideradas pertinentes, foram agregadas ao instrumento. A versão final do instrumento contém 61 itens e instruções específicas para a sua utilização e pontuação. A principal recomendação do estudo focaliza a aplicação de um pré-teste do instrumento, fundamental para que se conheça sua eficiência e eficácia ao avaliar cursos de EAD da Universidade da Força Aérea.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4632



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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