Avaliação de jogos eletrônicos: construção e validação de instrumento para uso pedagógico

Mariana Pinho Leite, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


O presente estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação de jogos eletrônicos - educacionais ou de entretenimento - para uso em atividades pedagógicas. O instrumento se propõe a avaliar, por meio das dimensões pedagógica, experiência do usuário e interface, respectivamente, se um jogo: (a) é adequado para trabalhar aspectos pedagógicos, como, por exemplo, a interdisciplinaridade e a contextualização do conteúdo; (b) possui elementos que vão garantir uma boa experiência para o jogador; e (c) apresenta interfaces com funcionamento correto, sem erros, com navegação intuitiva e informações visuais claras. Foi utilizada a abordagem de avaliação centrada em especialistas, a qual exigiu a participação de profissionais com conhecimentos técnicos específicos nas áreas da Educação, Jogos e Avaliação na validação do instrumento. Participaram da validação 10 profissionais, todos docentes. Após a análise das validações dos especialistas, verificou-se que todos eles consideraram o instrumento válido para apoiar educadores na seleção de jogos para uso em situações de ensino-aprendizagem, o que evidencia a sua utilidade, e, ainda, adequado ao objetivo para o qual foi criado, sugerindo a sua relevância. As observações pertinentes, apresentadas pelos validadores, foram incorporadas ao instrumento, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4622



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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