Instrumento de avaliação da autoeducação para o professor Montessoriano: construção e validação
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, Edite. Responsabilidade ambiental. Revista Anual da Organização Montessori do Brasil, Rio de Janeiro, 2007.
COE, Elisabeth. Montessori Middle Schools for the Twenty-First Century [Um mundo Montessori: manual para Escola de Adolescentes]. Chapel Hill, N.C.: Center of Early Adolescence at the University of North Carolina, 1985. Disponível em: . Aceso em: 21 abr. 2011.
COSSENTINO, Jaqueline. Habilidade de ritualização: uma visão não montessoriana do Método Montessori. Jornal Americano de Educação, Chicago, v. 111, n. 2, p. 211-244, fev. 2005.
FARO, Cecília. Uma reflexão sobre o aprender e o ensinar. Educacional, São Paulo, [2011]. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2011.
FASSA, Maria Elizabeth Gastal. Educação elementar Montessori: um paralelo entre a doutrina Montessori e o novo paradigma. Porto Alegre, 2005.
HILL, Manuela Magalhães; HILL, Andrew. Investigação empírica em Ciências Sociais: um guia introdutório. Lisboa, PT, 1998. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2011.
HUXLEY, Aldous. A situação humana. Porto Alegre; Rio de Janeiro: Globo, 1982.
LILLARD, Angeline; ELSE-QUEST, Nicole. Evaluating Montessori education. Science, New York, v. 313, n. 5795, p. 1893-1894, 29 Sept. 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2010.
LIMA, Edimara de. Movimento Montessori Contemporâneo: conhecendo fundamentos, derrubando mitos. Direcional Escolas, ano 3, n. 27, p. 10-11, abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2011.
MARIA Montessori: o indivíduo em liberdade, Memória da Pedagogia: viver, mente e cérebro, Rio de Janeiro, n. 3, p. 5-98, 2005.
MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1997.
MONTESSORI, Maria. A criança. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987.
______. Formazione dell`uomo, pregiudizi e nebule, analfabetismto mondiale. 2. ed. Milano: Garzanti Editore, 1949.
MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. 2. ed. Lisboa, PT: Portugália, 1985.
______. Pedagogia científica. São Paulo: Flamboyant, 1965.
MONTESSORI vs. traditional education. Montessori Children’s House, Miami, 2010. Disponível em: . Acesso em: jun. 2010.
ORGANIZAÇÃO MONTESSORI DO BRASIL. Montessori: sistema. [Rio de Janeiro, 2010]. Disponível em: < http://www.omb.org.br/montessori.php>. Acesso em: jun. 2010.
POLLARD, Michael. Maria Montessori. Rio de Janeiro: Globo, 1999. (Os grandes pensadores). Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2010.
RAMBUSCH, Nancy M.; STOOPS, John A. The authentic American Montessori School: a guide to the self-study, evaluation, and accreditation of American Schools Committed to Montessori Education. Wilmington, Delaware: Commission on Elementary Schools of the Middle States Association of Colleges and Schools: American Montessori Society, 1992. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2010.
VIAJE: notícias para os curiosos. [S. l.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2011.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de Programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
BARBOSA, Edite. Responsabilidade ambiental. Revista Anual da Organização Montessori do Brasil, Rio de Janeiro, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4612
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
- Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras 
- DOAJ - Directory of Open Access Journals 
- EBSCO - Information Services 
- Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal 
- LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação 
- OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI) 
- RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal 
- REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico 
- Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais 
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.
 Revista Meta: Avaliação
	Revista Meta: Avaliação

 
  
  
  
  Enviar artigo via e-mail
			Enviar artigo via e-mail  Enviar comentário
			Enviar comentário  
				 Ocultar
 
							Ocultar
						 Exibir todos
							Exibir todos
						