Releitura de instrumento de avaliação na correção da produção textual

Ana Paula Gonçalves Siqueira Bastos, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


A superação das dificuldades de escrita está associada, dentre outros aspectos, à competência e à dedicação dos professores em sua tarefa de avaliar o que os seus alunos produzem. Muitas críticas à correção da produção textual têm levado à construção/experimentação de instrumentos de avaliação para os textos elaborados pelos alunos. Dentre esses instrumentos, foram destacados dois: o que vem sendo usado pelo Colégio Naval, desde 2006, e o utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2009, no processo de acesso aos estudos em nível superior. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a ficha de correção pela qual os textos dos alunos do Colégio Naval são corrigidos, com base na ficha do Enem. Para tanto, escolheu-se a abordagem avaliativa baseada em especialistas, que congregou nove participantes, todos docentes de Língua Portuguesa do Colégio Naval. O instrumento, um questionário utilizado nesta avaliação, foi elaborado com questões abertas e fechadas, tendo em suas indagações tomado como referência as cinco competências definidas na ficha do Enem. A tabulação e análise das respostas oferecidas no questionário levaram aos seguintes resultados: (a) a ficha utilizada no Colégio Naval não atende aos anseios docentes referentes à correção do texto; (b) os professores- -especialistas entenderam que a ficha do Enem pode contribuir com seus parâmetros para melhorar a qualidade da ficha usada no Colégio Naval; e (c) o estudo revelou algumas fragilidades na atual ficha do Colégio Naval, especialmente no que diz respeito à distribuição da pontuação pelos critérios e à inadequação de alguns aspectos essenciais na correção de um texto. Foi sugerida pelos professores-especialistas uma modificação na ficha do Colégio Naval, a qual foi colocada em prática em fevereiro de 2017.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4597



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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