Estudo avaliativo dos motivos relacionados ao processo de aposentadoria dos servidores da CNEN

Maria de Fátima da Silva Jesus, Lígia Silva Leite

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os motivos que postergam a decisão da aposentadoria pelos servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A análise dos dados foi pautada predominantemente em metodologia qualitativa e a abordagem adotada pela autora foi a centrada nos participantes. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, que abordou os seguintes aspectos: atividade física, assistência médica e mudanças psicossociais, relacionadas à categoria qualidade de vida; e planejamento financeiro, convívio familiar e ocupação do tempo livre, relacionados à categoria trabalho. Os sujeitos deste estudo foram 24 servidores na fase da pré-aposentadoria da CNEN, que se encontram trabalhando na Sede, localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Como resultado constatou-se que a atividade do trabalho é o aspecto mais importante para os sujeitos envolvidos neste estudo, atribuído ao fator de maior relevância que interfere na tomada de decisão para a não aposentadoria, uma vez que os indicadores planejamento financeiro, convívio familiar e ocupação do tempo livre são temas que deverão ser trabalhados no enfrentamento desta nova fase da vida. Ao final constatou-se a necessidade da realização de um programa de preparação para a aposentadoria na instituição, uma vez que ele pode proporcionar formas de enfrentamento e de ajustamento para que o servidor passe por esta transição de maneira equilibrada e saudável.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4579



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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