A transição do servidor público para a aposentadoria: uma avaliação sobre preocupações do pré-aposentado

Maria Aparecida Mose Ferreira da Fonseca, Thereza Penna Firme

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar as preocupações dos servidores no momento de sua transição para a aposentadoria, conhecê-las e avaliá-las para que se possa criar mecanismos no sentido de melhor orientá-los e prepará-los, ainda na fase de pré-aposentados. Para identificar as principais preocupações dos servidores na saída do mundo do trabalho para a aposentadoria, optou-se pela abordagem centrada nos participantes. A questão avaliativa que norteou o estudo foi a seguinte: Quais as preocupações do pré-aposentado no momento de sua transição para a aposentadoria em relação aos aspectos social, familiar, psicológico, de saúde e financeiro? Foram então construídos e aplicados dois instrumentos, um para levantar o perfil do público-alvo e outro com itens relativos às principais preocupações sobre a aposentadoria, sendo respondido por meio de uma escala de 1 a 5 opções. Os resultados obtidos foram agrupados por gênero e demonstram, em ambos os sexos, que os servidores na fase da pré-aposentadoria apresentam preocupações que podem levá-los a postergarem a aposentadoria ou terem dificuldades em relação a ela. Finalmente, constatou-se a necessidade de que o servidor seja estimulado a participar de programas de preparação para a aposentadoria. Dessa forma, ele poderá reconhecer que os anos trabalhados serviram como subsídios para que ele receba a aposentadoria como mais uma fase em sua vida na busca de sua autorrealização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4578



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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