O acolhimento de novos servidores na Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Karla da Rocha Rodrigues Simas, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o acolhimento de novos servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo ponto de vista dos acolhidos. O acolhimento é a primeira das três fases do Programa de Admissão de novos servidores da UFRJ, promovido pela Pró-Reitoria de Pessoal. Constitui-se de atividades de recepção e capacitação, visando receber os novos servidores na instituição e apresentar orientações básicas sobre a estrutura e o funcionamento da universidade, favorecendo sua inserção no cotidiano do trabalho e sua participação nas ações de formação permanente. As atividades buscam, além da iniciação ao serviço público e da apropriação dos conceitos da carreira, estimular a participação crítica dos servidores acerca da universidade, na sua contemporaneidade. A avaliação utilizou a abordagem centrada na administração, tendo como questão avaliativa a pergunta: em que medida o acolhimento contribuiu para a inserção dos novos servidores no cargo e na instituição? Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a estruturação de um quadro de categorias e indicadores e um questionário, com 27 questões fechadas nas duas primeiras partes, e uma questão aberta na segunda. O instrumento foi adaptado de Teixeira (2016) e validado por dois especialistas. Os 61 respondentes, da população de 95 acolhidos, manifestaram-se face às assertivas com as seguintes alternativas de resposta: concordo plenamente, discordo totalmente, tendo a concordar ou tendo a discordar. Na análise dos resultados, a obtenção da avaliação Bom em todas as cinco categorias do estudo evidencia que a atividade favoreceu a socialização do novo Servidor e sua integração no ambiente institucional, tendo alcançado os seus propósitos. Para possibilitar uma visão mais ampla e integrada do Programa e a identificação de ações de consolidação para cada uma das fases, se recomenda, ainda, aos gestores da Pró-Reitoria de Pessoal: (a) implementar a ambientação na unidade de lotação, em complemento ao acolhimento, com notificação prévia aos seus gestores quanto à chegada dos novos servidores, para as providência necessárias para recebê-los e orientá-los; (b) implementar a Formação Permanente, visando ao desenvolvimento das competências que permitam ao servidor desempenhar suas atribuições de maneira mais apropriada e confiante; (c) avaliar a permanência dos novos servidores na unidade inicial de lotação, visando à conhecer os fatores que a influenciam; (d) incluir, em avaliações futuras, as duas fases posteriores do programa.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Rafaela N. de O.; CARIOCA, Jacinta M. G.; MACHADO, Diego de Q. Estratégia de integração para novos funcionários: um estudo de caso. Revista Brasileira de Administração Científica, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 6-18, jan./jun. 2012.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horiznte: UFMG, 2003.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOHLANDER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BUENO, Nayara Cristina; CARLOTO, Cássia Maria. Avaliação e monitoramento da política de assistência social: uma proposta em construção. R. Katál., Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 13-21, jan./jun. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 30 jun. 2006a.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 fev. 2006b. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 13 jan. 2005. Disponível em:. Acesso em: 9 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 19 abr. 1991. Disponível em . Acesso em: 9 mar. 2019.

CAETANO, Antônio; VALA, Jorge. Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas. 2. ed. Lisboa: RH, 2002.

COSTA, B. L. D.; CARNEIRO, C. B. L.; VEIGA, L. da. Desafio e inovação e políticas públicas: programas para crianças e adolescentes em situação de risco. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, Rio de Janeiro, v. 3, p. 2-48, 1997.

DELVAS, Rodrigo Leandro. A importância do acolhimento e da integração na cultura organizacional: o manual de acolhimento como instrumento de socialização de novos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro: uma proposta. Dissertação (Mestrado em Assessoria de Administração) – Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Administração e Contabilidade do Porto, Porto, 2017.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ ago. 2012.

ELLIOT, Ligia Gomes; HILDENBRAND, Lucí, BERENGER, Mercêdes Moreira. Questionário. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumento de Avaliação e Pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

GUNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Brasília: Universidade de Brasília; Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. (Série Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, n. 1).

KOLASA, Blair. J. Ciência do comportamento da administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

LAMY, Jorge. A importância do acolhimento de novos colaboradores nas organizações. Blog Jorge Lamy. Portugal, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro, José Olympio, 2004.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHUMACHER, Sally; MCMILLAN, James H. Research in education: a conceptual introduction. 5. ed. Boston: Longman, 2001.

STUFFLEBEAM, Daniel L. Evaluation as enlightenment for decision-making. Columbus: Evaluation Center; Ohio State University, 1968.

STUFFLEBEAM, Daniel L. Evaluation as enlightenment for decision-making. In: WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R. (Eds.) Educational evaluation: theory and practice. Worthington: Charles A. Jones Publishing Company, 1973.

TEIXEIRA. Ana Carolina Mendes Barbosa. O programa de orientação e integração de novos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial: um estudo avaliativo. 80 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Edital nº 293, de 10 de agosto de 2016. Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico Administrativos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 165, 26 ago. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Edital nº 455, de 17 de julho de 2017. Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico Administrativos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 145, 31 jul. 2017a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Edital nº 588, de 14 de setembro de 2017. Concurso Público para provimento de vagas em cargos efetivos da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 182, 21 set. 2017b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Edital nº 860, de 20 de dezembro de 2017. Concurso Público para provimento de vagas de cargos de Professor da Carreira de Magistério Superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 247, 27 dez. 2017c.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Edital nº 861, de 27 de dezembro de 2017. Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico Administrativos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 247, 27 dez. 2017d.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Pró-reitora de Pessoal (PR4). Relatório de Gestão 2018. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. (No prelo).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Site Oficial. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). Site Oficial. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. SIAPE. Sistema Integrado de Administração Pessoal. Documento Interno. Rio de Janeiro, 2019.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4576



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.