Avaliação das escolas públicas municipais de Presidente Kennedy – ES: percepção das famílias dos alunos

Franceila Karla Menezes Gonçalves Gomes, Ana Carolina Letichevsky

Resumo


Este estudo partiu da necessidade de se avaliar a opinião dos pais e/ou responsáveis, em relação à escola municipal onde seus filhos estudam um tema importante para o sucesso da Educação. Pais e/ou responsáveis de alunos das Escolas Pólos Municipais, de 4ª à 8ª séries/anos do ensino fundamental, do município de Presidente Kennedy, estado do Espírito Santo, foram o público-alvo e responderam a questões avaliativas sobre sua satisfação com a escola e com a relação dessa escola com a família. Dessas questões emergiram categorias e indicadores para a coleta de dados, através de um questionário abrangente. Os resultados revelaram que os pais e/ou responsáveis, de um modo geral, conceituaram a escola, positivamente, bem como a relação da escola com a família. Contudo, eles indicaram alguns aspectos que poderiam ainda ser trabalhados para o aperfeiçoamento dessa interação e a melhoria da Educação, em ambas as instituições, ou seja, família e escola.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.

______. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 27.833, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: dez. 2010.

ETZIONI, A. Análise comparativa de organizações complexas: sobre o poder, o engajamento e seus correlatos. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FERNANDES, M. E. A. Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?. Brasília, DF: CONSED, 2001. Módulo 9.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Pesquisa Nacional de Qualidade da Educação: a escola pública na opinião dos pais. Rio de Janeiro, 2005.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

INEP. Qualidade da educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes. Brasília, DF, 2004.

PRESIDENTE KENNEDY (ES). Nossa cidade. Presidente Kennedy, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4574



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.