Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco

Douglas Teixeira Cardelli, Ligia Gomes Elliot

Resumo


A avaliação escolar tem sido foco de atenção de profissionais e pesquisadores da área de Educação. Muitas são as variáveis que interferem no processo avaliativo da escola pública, que tem caráter plural e entende a educação como um direito e que o aluno deve aprender. O gestor, o professor e a família tornam-se protagonistas assumindo a posição de líderes administradores de conflitos manifestados nos espaços escolares, estabelecendo uma rede de relações com os sujeitos envolvidos, construindo uma identidade própria para sua unidade escolar. Os resultados das avaliações externas apresentados pelas escolas do ensino fundamental inseridas em áreas de risco têm mostrado o quanto, vários mitos, presentes no imaginário dos envolvidos no processo pedagógico contribuem para que, ainda, hoje, as crianças oriundas das classes populares fracassem, continuando na posição de oprimidas. A proposta ora formulada é um estudo avaliativo dos movimentos das relações estabelecidas entre alunos, gestores, comunidade do entorno, familiares, professores e técnicos pedagógicos, de uma escola pública inserida em área de risco da região metropolitana do Rio de Janeiro, que vem apresentando ao longo dos anos, resultados positivos em suas avaliações, o que se contrapõe aos paradigmas estabelecidos. Para a elaboração desse estudo, foram entrevistados alunos, gestores, professores, especialistas pedagógicos da escola, o que permitiu a obtenção de informações necessárias à avaliação do contexto escolar em todas as suas dimensões para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de sucesso.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília, DF, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.

INEP. Resultados: todos podem consultar os resultados da Prova Brasil e Saeb. Brasília, DF, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RIO DE JANEIRO (RJ). Secretaria Municipal de Educação. Portaria E/SUBE/CED n°. 03, de 5 novembro de 2009. Documentação, Rio de Janeiro, 2009a. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2010.

______. Sistema de Controle Acadêmico. Rio de Janeiro, 2009b. Mimeografado.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4572



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.