Avaliação do edital de seleção de professores de Primeiro Segmento do Colégio Pedro II

Teresa Lúcia Palmeiro Cysne Pereira, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os editais de seleção de professores de Primeiro Segmento do Colégio Pedro II dos anos de 2007, 2008 e 2009 com a finalidade de colaborar na adequação desses novos profissionais com a missão institucional. Dessa forma, utilizou a abordagem avaliativa proposta por Stufflebeam e outros colaboradores (1971) conhecida pelo anagrama CIPP (contexto, insumo, processo, produto), sendo considerada a avaliação do produto, tendo em vista que uma de suas premissas é procurar diminuir o hiato entre o pretendido e o real; iluminando, assim, a trajetória para o atendimento às questões avaliativas formuladas: (1) em que medida as seleções atuais estão conseguindo avaliar as competências necessárias de seus novos professores? (2) até que ponto as competências exigidas nas seleções de 2007, 2008 e 2009 contribuíram para que o professor estivesse em sintonia com a missão institucional? Para melhor direcionar este estudo foram usados a análise documental dos referidos editais com base nos padrões de avaliação desenvolvidos pelo Comitê Conjunto de Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation) no período de 1976 a 1980; além de questionários aos profissionais que atuaram direta ou indiretamente na seleção desses professores (Diretora-Geral, Diretora de Ensino e Banca Examinadora). Finalmente, o estudo avaliativo mostrou que as competências exigidas nas referidas seleções contribuíram parcialmente para que os novos professores estivessem em sintonia com a missão institucional, pois faltaram, no documento oficial que normatiza a seleção, o edital, informações claras a respeito da missão e do perfil profissional almejado.

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: a metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

COLÉGIO PEDRO II. Diretoria de Ensino. Edital nº. 10/2009, de 2 de junho de 2009. Editais, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2009.

______. Livro comemorativo dos 170 anos do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2007.

______. Missão institucional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2008.

CHOERI, Wilson. Histórias do velho Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Unigraf, 2004.

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da aprendizagem e processos cognitivos: a busca de uma avaliação inclusiva. In: MELO, Marco Muniz (Org.). Avaliação na educação. Pinhais, PR: Ed. Melo, 2007.

DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.

DEMO, Pedro. A educação do futuro e o futuro da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

______. Alguns equívocos em educação. In: MELO, Marco Muniz (Org.). Avaliação na educação. Pinhais, PR: Ed. Melo, 2007.

EDITAL. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

ELLIOT, Lígia Gomes. A avaliação e as escolas de samba. O Globo, Rio de Janeiro, 27 fev. 2001. Caderno Opinião, p. 7.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The Program Evaluation Standards. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria. Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 36, jan./abr. 2007.

MICROSOFT. Professional leadership: educational competency wheel. [S. l.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Salto para o Futuro: entrevistas, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2006.

PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: tendências e tendenciosidades. In: SIMPÓSIO SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 1993, Rio de Janeiro. Uma reflexão crítica: anais... Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1993.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

VALLEJO, A. P.; ZWIEREWICZ, M (Org). Sociedade da Informação, educação digital e inclusão. Florianópolis: Insular, 2007.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4563



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.