Resultados de ingressantes no ensino superior via ENEM: um ensaio de avaliação
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BEHRING, Elaine R. Brasil em contra-reforma: desregulamentação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
BOSCHETTI, Ivanete et al. (Org. ). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2010.
______. Decreto nº 11.530, de 18 de Março de 1915. Reorganiza o ensino secundário e o superior na Republica. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 20 mar. 1915. Seção 1, p. 3028. Republicação.
______. Lei nº. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 dez. 1968. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2010.
______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2010.
______. Ministério da Educação. Portaria nº. 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 102-E, 1 jun. 1998. Seção 1, p. 5. Disponível em: . Acesso em: maio 2010.
______. Ministério da Educação. Portaria nº. 1.795, de 27 de dezembro de 1994. Cria o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 246, 28 dez. 1994. Seção 1, p. 20.767-20.768.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Termo de Referência do Novo Enem: Sistema de Seleção Unificada. Brasília, DF, 2009. 49 Disponível em: . Acesso em: dez. 2010.
BRAVO, Maria Inês Souza; MATOS, Maurílio Castro de. Reforma Sanitária e Projeto Ético-Político do Serviço Social: Elementos para o Debate. In: BRAVO, Maria Inês Souza et al. (Org.). Saúde e serviço social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
CHAUI, Marilena. A Universidade pública sob nova perspectiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Poços de Caldas. Conferência na sessão de abertura da... Poços de Caldas, MG, 2003.
CRITÉRIO de Classificação Econômica Brasil. Wikipédia, [S. l.], 2011. Disponível em: . Acesso em: abr. 2011.
ESTUDANTES ocupam Reitoria da Unirio, G1, Rio de Janeiro, 25 out. 2007. Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL158994-5606,00- ESTUDANTES+OCUPAM+REITORIA+DA+UNIRIO.html>. Acesso em: 3 maio 2010.
FREITAS, Álvaro Henrique; GARCIA, Vanessa Coelho; BIRENBAUM, Ricardo. Enem: um demonstrativo das mudanças socioeconômicas no perfil dos participantes. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 104-124, jan./abr. 2009.
GUIMARÃES, Raul Borges. Mudança social, ciências humanas e Enem. In: INEP. Eixos cognitivos do Enem. Brasília, DF, 2002. p. 92 .
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2004. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: maio 2010.
INEP. Enem: Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Brasília, DF, 1998.
______. Enem: Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Brasília, DF, 2000.
______. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Sinaes: avaliação externa das Instituições de Educação Superior: diretrizes e instrumento. Brasília, DF, 2006.
KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma Santos. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 19- 28, jan./jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: dez. 2010.
MATTOS, Marcelo Badaró. Reuni: expansão ou escolão?. Cadiufes, Vitória, 26 out. 2007. Disponível em: .Acesso em: abr. 2011.
OCDE. Panorâmica da Educação 2010: indicadores da OCDE. Paris, 2010. Disponível em: . Acesso em: abr. 2011.
OCUPAÇÃO da UFRJ é protesto contra a adesão ao REUNI. O Globo, Rio de Janeiro, 18 jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: dez. 2010.
PACHECO, Eliezer; RISTOFF, Dilvo I. Educação superior: democratizando o acesso. Brasília, DF: MEC, Inep, 2004. Disponível em: . Acesso em: maio 2010.
PEREIRA, Larissa Dahmer. Mercantilização do ensino superior no Brasil. Revista Ágora: políticas públicas e serviço social, Concórdia, SC, 2006.
RIBEIRO, Pedro Augusto Flexa. Avaliação de competências ao longo do ensino médio. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2009.
RIBEIRO NETTO, Adolpho. O vestibular ao longo do tempo: implicações e implicâncias. In: SEMINÁRIO SOBRE VESTIBULAR HOJE, 1985, Brasília. Trabalhos apresentados... Brasília, DF, 1985.
SGUISSARDI, Valdemar, SILVA JUNIOR, João dos Reis. A nova lei de educação superior: fortalecimento do setor público e regulação do privado/mercantil ou continuidade de privatização e mercantilização do público. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, 2005.
SILVA, Maria Ozanira da. Avaliação de políticas sociais: concepção e modelos analíticos. São Paulo: Cortez, 1997. (Serviço Social e Sociedade, n. 53).
SOUZA, Adilson Martins. Validade preditiva de um processo seletivo em relação ao desempenho de universitários de Psicologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Universidade de São Francisco, Itatiba, SP, 2006.
TUTTMAN, Malvina. [Entrevista com a Reitora]. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: set. 2010.
UNIRIO. Escola de Arquivologia. Histórico dos estudantes da turma de 2006 a 2010. Rio de Janeiro, 2010. Mimeografado.
______. Escola de Arquivologia. Proposta de reformulação do Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro, 2006.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK; Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4554
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.