Resultados de ingressantes no ensino superior via ENEM: um ensaio de avaliação

Maria Cristina de Souza Lima, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Trata-se de um estudo piloto a respeito da política de acesso à educação superior, aplicada pelo Estado brasileiro, cujo objetivo foi avaliar a possível relação entre a forma de acesso ao ensino superior por meio do Enem e o desempenho de estudantes durante o curso de graduação. O estudo foi realizado, inicialmente, a partir da análise dos resultados de estudantes ingressantes via Enem, do Curso de Arquivologia da Unirio, no período de 2006 a 2010. No entanto, do total de estudantes, foi constatado que apenas cinco haviam ingressado via Enem, o que impossibilitou responder à questão avaliativa do estudo. A metodologia incluiu a análise retrospectiva das médias semestrais obtidas pelos estudantes durante todo o curso de graduação e também a identificação do perfil socioeconômico desses estudantes, sem incluir o cálculo do índice adaptado do Critério Brasil, devido à amostra reduzida. Embora o estudo não tenha sido conclusivo, um conjunto de condições para a realização de avaliação de resultados de estudantes durante o curso superior com ingresso via Enem é apresentado como contribuição aos processos avaliativos desta natureza.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4554



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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