Habilidades e competências em leitura, escrita e matemática adquiridas por alunos de oito anos de um colégio particular do Rio de Janeiro

Maria Christina Velloso de Mello, Nilma Santos Fontanive

Resumo


O presente estudo teve como propósito avaliar o alcance da Meta 2 do Programa Todos pela Educação, que recomenda: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos. O estudo foi realizado a partir da aplicação da Prova ABC, a todos os alunos matriculados em um colégio particular do Rio de Janeiro, que estavam completando o 2º ano do Ensino Fundamental, em 2011. A Prova ABC é dividida em duas partes, contendo 20 questões objetivas de leitura, 20 questões de Matemática e uma redação. Foi aplicada aos alunos em dois dias consecutivos, por professoras de turmas diferentes das avaliadas. Os resultados dos desempenhos dos alunos foram colocados nas Escalas do SAEB/Prova Brasil e interpretados em termos das habilidades que os alunos demonstraram dominar ao final do processo de alfabetização. Os alunos que participaram da Prova ABC 2011, do colégio, obtiveram média de 226,9 em leitura e 89,2% deles alcançaram desempenho esperado nessa parte. Tiveram também um excelente desempenho na parte escrita. De um total de 209 alunos, 90,4% atingiram a média 75, considerada adequada para o ano/série, enquanto 65% dos alunos chegaram à média 100, apesar de nunca terem feito uma carta. No resultado em Matemática pode-se notar que mais da metade dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (57,7%) estão acima do nível de desempenho esperado (nível 175), considerado adequado pelo Movimento Todos pela Educação para a Meta 2. O estudo recomenda que o colégio reveja o método de ensino empregado em Matemática para identificar se este está sendo explorado em todo o seu potencial; se os professores dominam o referido método e se sentem confortáveis em aplicá-lo. Recomenda-se ainda que os resultados da Matemática sejam discutidos entre os professores e a coordenação pedagógica do colégio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4553



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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.