Desempenho escolar: um estudo avaliativo

Greice Mara Monteiro da Silva, Suely da Silva Rodrigues

Resumo


O presente estudo consistiu em avaliar o desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, considerando as edições do Saeb, o impacto do Ideb e as dimensões dos Indicadores da Qualidade na Educação, no contexto escolar, na visão do corpo docente e da equipe de articulação pedagógica da escola. A necessidade de melhorar a educação no País levou o Ministério da Educação a criar o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Indicador de Qualidade Educacional que considera a média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e o fluxo escolar identificado pelo Censo Escolar, possibilitando um diagnóstico da situação educacional e estabelecendo metas individuais para as Unidades Escolares, Municípios e Estado para potencializar e estimular o aprendizado. O estudo envolveu 28 respondentes, professores e equipe de articulação pedagógica da EM Professora Lúcia Maria Silveira Rocha que responderam ao Questionário de Avaliação Institucional. Esse instrumento procurou avaliar os fatores intervenientes (Ambiente educativo; Prática pedagógica e avaliação; Ensino e Aprendizagem da Leitura e a escrita; Gestão escolar democrática; Formação e condições de trabalhos dos profissionais da escola; Acesso e permanência dos alunos na escola e ambiente físico escolar). O estudo avaliativo mostrou que os resultados alcançados no Saeb e no Ideb são apresentados a toda comunidade escolar, porém, não há registros significativos de implementações de mudanças pedagógicas e que os fatores intervenientes apontados nos Indicadores da Qualidade na Educação, impactam diretamente no desempenho escolar e dificultam que a escola consiga atingir as metas estipuladas pelo Ideb. O estudo pretende contribuir, fornecendo subsídios aos profissionais da escola e outras Unidades Escolares, no sentido de recomendar algumas práticas que conduzam à melhoria da qualidade da educação, bem como auxiliar na promoção de políticas públicas para as redes de ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4540



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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