Desempenho escolar: um estudo avaliativo
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.
ELLIOT, Ligia Gomes; HILDENBRAND, Luci; BERENGER, Mercedes. Questionário. In: ELLIOT, Ligia (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para a construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LÚCIA MARIA SILVEIRA ROCHA. Projeto político pedagógico. Rio de Janeiro: Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, 2006.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LÚCIA MARIA SILVEIRA ROCHA. Projeto político pedagógico. Rio de Janeiro: Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, 2018.
FONTANIVE, Nilma Santos. A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 78 p. 83-100, jan./mar. 2013.
FONTANIVE, Nilma Santos; KLEIN, Ruben. Avaliação de sistemas escolares. Rio de janeiro: Fundação Cesgranrio, 2010.
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Portaria FME 087, de 12 de fevereiro de 2011. Rio de Janeiro: A Tribuna, 2011.
GALARDINI, Annalia; GIOVANNINI, Dona Tella. Pistóia: elaborando um sistema dinâmico e aberto para atender às necessidades das crianças, das famílias e da comunidade. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella. Bambini (org.). A abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.117-131.
GIGLIONE, Rodolphe; MANTALON, Benjamin. O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editores, 2005.
GOVERNO DO ESTADO TOCANTINS. Secretária da Educação, Juventude e Esportes. Saeb, Palmas: MEC, [2019]. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/estatisticas/saeb/. Acesso em: 20 abr. 2019.
INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Ação Educativa, 2013.
INEP. Enem. Educação básica. Brasília, DF, 2019a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica. Acesso em: 20 abr. 2019.
INEP. Índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB. Nota Técnica. Brasília, DF, 2019b. [não paginado]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tec nica_n1_concepcaoIDEB.pdf. . Acesso em: 1 abr. 2019.
INEP. Histórico: SAEB. Brasília, DF, 2019c. [não paginado]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/historico. Acesso em: 1 abr. 2019.
INEP. E M Professora Lucia Maria Silveira Rocha. Indeb, Brasília, DF, 2019d. [não paginado]. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/33153094. Acesso em: 10 abr. 2019.
INEP. Nota técnica: metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermediárias para a trajetória do Ideb no Brasil, estados, municípios e escolas. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Not a_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
KLEIN, Ruben. Alguns Aspectos da teoria de resposta ao item relativos à estimação das proficiências. Ensaio: Aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 35-56, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v21n78/aop_0213.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
KLEIN, Ruben. Como está a educação no Brasil? O que fazer?. Ensaio: Aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p. 139-161, abr./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a02v1451. Acesso em: 9 maio 2019.
KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2009. Disponível em: https://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_02.pdf. Acesso em: 30 mar. 2019.
KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma. Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora. Em aberto, Brasília, v. 15, n. 66, p. 29-34, abr./jun. 1995.
LEFFA, Vilson J. Aprendizagem mediada por computador à luz da teoria da atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005.
LINO, Flávia Alves Machado. Avaliação do desempenho de leitura e escrita dos alunos dos 2º e 3º anos do ensino fundamental I dos Colégio Pedro II: Campus Humaitá I. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2015.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/6471/sobre-confiabilidade-e-validade. Acesso em: 11 maio 2019.
MORAES, Karla Motta Kiffer de (coord.). Padrões mínimos de funcionamento da escola do ensino fundamental: ambiente físico escolar. Brasília, DF: Fundescola/DPRP/FNDE/EC, 2006. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: tendências e tendenciosidades. Ensaio: Aval. Pol. Publ. Edu., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 5-12, jan./mar. 1994.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
QEDUC. Como o Ideb é calculado. Ideb, Brasília, DF, 2019a. Disponível em: https://academia.qedu.org.br/ideb/como-o-ideb-e-calculado/. Acesso em: 8 abr. 2019.
QEDUC. Professora Lucia Maria Silveira Rocha (EM). Taxas de rendimento (2018). Rio de Janeiro, 2019b. Disponível em: www.qedu.org.br/escola/173349-emprofessora-lucia-maria-silveira-rocha/taxas-rendimento. Acesso em: 7 maio 2019.
SMITH, Phyl; KEARNY, Lynn. Creating workplaces where people can think. São Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1994.
SAEB. Escala de proficiência de matemática: 5º ano do fundamental. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: http://www.brasilcentral.go.gov.br/amc/down/MT_5EF.pdf. Acesso em: 8 abr. 2019.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1997.
SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOARES, Sergi. Avaliação educacional como instrumento pedagógico. Trabalhos e Sociedade, [S. l.], ano 2, n.4, p. 23-25, ago. 2002.
RINALDI, Carlina. Reggio Emília: a imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: GANDINI, Lella; EDWARDS. Carolyn (org.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Projeto da escola cidadã: a hora da sociedade. São Paulo: IPF, 1994.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação classificatória e excludente e a inversão fetichizada da escola. In: FERNANDES, Claudia de O. (org.). Avaliação das aprendizagens: sua relação com o papel social da escola. São Paulo: Cortez, 2014.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
TUCKMAN, Bruce W. Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Caloste Gulbenkian, 1994.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4540
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.