A utilização dos indicadores de desempenho do Tribunal de Contas da União na Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Flávio Ferreira Fernandes, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O presente estudo tem como finalidade avaliar a utilização dos indicadores de desempenho, elaborados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerando os aspectos de seu planejamento orçamentário e da construção de suas políticas acadêmicas. Outros pontos também foram considerados neste estudo, como as especificidades da UFRJ em relação às demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e o nível de conhecimento dos gestores em relação aos citados indicadores de desempenho. Como questão avaliativa procurou-se responder, em que medida a utilização desses Indicadores contribuem nos processos de planejamento orçamentário e na construção das políticas acadêmicas dessa Universidade. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela utilização da abordagem Centrada nos Consumidores. Essa opção de procedimento metodológico está pautada no fato de que estes Indicadores elaborados especificamente para serem utilizados nas IFES, possuem a finalidade de auxiliar os gestores no planejamento orçamentário e acadêmico da Instituição. O Instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, elaborado com o propósito de medir opiniões, reações, hábitos e atitudes, por meio do pensamento formulado pelos atores que são os principais utilizadores dos Indicadores no contexto da UFRJ, os Pró-Reitores e os Superintendentes das respectivas Pró-Reitorias. Tabulados e analisados os dados obtidos, verificou-se a existência de baixo conhecimento da finalidade dos indicadores por parte dos respondentes, tendo como principal consequência sua baixa utilização. Mesmo os respondentes que utilizam os Indicadores afirmaram que os mesmos não contribuem, ou contribuem muito pouco, no planejamento orçamentário e na construção de políticas acadêmicas na UFRJ. Entre as recomendações formuladas pelo estudo, está a necessidade de se discutir mais profundamente a utilidade dos Indicadores de Desempenho no contexto da Universidade, propondo-se como alternativa uma maior interatividade dessa Instituição com o TCU de modo a se conhecer com mais profundidade os benefícios que a utilização dos indicadores possa oferecer aos gestores de Universidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4539



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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