Estudo avaliativo em uma escola pública de sucesso em Petrópolis

Andréa Regina da Silva Neumann Andretti, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos, dos professores e da equipe técnico-pedagógica da escola da Serra sobre os fatores extraescolares e intraescolares que influenciam o desempenho dos alunos. Duas questões avaliativas orientaram esta avaliação. A primeira focou a percepção dos alunos, dos professores e da equipe técnico-pedagógica sobre os fatores extraescolares que influenciam no desempenho dos alunos; a segunda buscou evidenciar a percepção dos alunos, dos professores e da tríade gestora sobre os fatores intraescolares que influenciam o desempenho dos alunos. A coleta dos dados contou com aplicação de questionários para os alunos do 5º, 7º e 9º ano e os professores, e entrevistas com a equipe administrativa, composta pela diretora geral, diretora adjunta e orientadora pedagógica. O estudo avaliativo mostrou que os sujeitos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem da escola da Serra tendem a creditar o desempenho dos alunos mais a fatores intraescolares do que a extraescolares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4529



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.