Avaliação da disciplina Variação em Língua Portuguesa: indicadores de reprovação dos alunos

Mônica da Silva Gomes, Lígia Silva Leite, Jaqueline Luzia da Silva

Resumo


O presente estudo tem por objetivo avaliar as causas da reprovação na disciplina Variação em Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo adotou uma abordagem centrada na administração, que utiliza como método de investigação o modelo CIPP (contexto, insumo, processo e produto). Incorporou métodos quantitativos e qualitativos para a coleta e análise dos dados, buscando fornecer subsídios que contribuam para a compreensão do fenômeno da reprovação na disciplina Variação em Língua Portuguesa com perspectivas de apontar recomendações de melhorias que possam contribuir para amenizar o índice de reprovação. A avaliação foi desenvolvida a partir de dois questionários aplicados a um grupo de professores responsáveis por ministrar a disciplina e a 62 alunos em situação de reprovação, referentes ao 2º semestre de 2010 e ao 1º semestre de 2011. A aplicação do 1º questionário ao grupo de professores ocorreu no final do primeiro semestre de 2011 e os outros dois instrumentos, 2º questionário dos professores e o questionário dos alunos, foram aplicados no final do 2º semestre de 2011. Os resultados mostram que o grupo de professores foi composto basicamente por docentes com título de doutorado e que lecionaram a disciplina uma vez. No grupo de alunos, a faixa etária se concentrou entre 17 e 24 anos de idade e em sua maioria foram reprovados uma vez na disciplina. Os dados obtidos apontam que para a maior parte dos respondentes, professores e alunos, as justificativas para a reprovação na disciplina estão associadas à frequência as aulas, a falta de leitura às recomendações bibliográficas, as defasagens de aprendizagens oriundas do Ensino Médio e ao modelo das avaliações de aprendizagem. Como possíveis soluções para diminuir ou eliminar a reprovação na disciplina é sugestivo a mudança de postura no que se refere às causas relacionadas à reprovação, ou seja, maior percentual de frequência às aulas, leitura das indicações bibliográficas e possibilidade de uso de variados instrumentos de avaliação da aprendizagem. Foi possível ainda, elencar importantes sugestões suscitadas junto ao grupo de respondentes para a melhoria da disciplina e contribuir assim para diminuir os índices de reprovação e evasão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4520



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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