O Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário da Cidade e o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: avaliação da congruência de conteúdo

Maria Regina Menezes Alves, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a congruência entre os conteúdos mínimos cobrados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade - CFC e aqueles ministrados no Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário da Cidade - UniverCidade. Para a obtenção dos dados foram utilizados questionários distintos, aplicados a alunos e professores, e lista de verificação preenchida por especialistas. Para a análise dos resultados obtidos nas questões fechadas dos instrumentos utilizou-se Estatística Descritiva, que envolveu a elaboração de gráficos e tabelas. No que diz respeito às questões abertas, realizou-se análise qualitativa com base nas categorias evidenciadas nas falas dos respondentes. Os resultados do estudo indicaram que os conteúdos programáticos de algumas disciplinas ofertadas no Curso de Ciências Contábeis apresentavam congruência parcial com os conteúdos especificados em cinco áreas contempladas no Edital do CFC. Nesse sentido, os especialistas enfatizaram a necessidade de reformulações nas disciplinas Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Governamental, Matemática Aplicada, Matemática Financeira e Auditoria. No estudo são feitas recomendações no sentido de aprimorar a qualidade do Curso de Ciências Contábeis, o que pode acarretar em melhoria na formação de seus alunos e um melhor desempenho destes no Exame de Suficiência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4516



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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