Avaliação da Fase a Distância do Curso de Instrutor na Percepção dos Discentes da Escola de Educação Física do Exército Brasileiro

Helen Cristina Minardi Baumgratz, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar a 1ª fase, a distância, do Curso de Especialização de Instrutores de Educação Física para oficiais (CI-EsEFEx), na percepção dos discentes da turma 2010/2011. Para a obtenção dos dados foi aplicado, após o término da fase a distância, um questionário que foi respondido por 19 alunos da turma, que estavam presentes no primeiro dia de aula da fase presencial do curso. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de Estatística Descritiva, com uso de tabelas e quadros, além de cálculo de medidas. No que se refere às questões abertas, foi feita uma análise qualitativa a partir da identificação das categorias evidenciadas nas falas dos discentes. Os resultados da avaliação indicaram que a maioria dos alunos teve uma percepção favorável com relação à 1ª fase do curso. No entanto, parte dos alunos informou a ocorrência de dificuldades na realização do curso, bem como apontou aspectos negativos, tendo-se constatado a necessidade de reformulações. No estudo são feitas recomendações visando o aprimoramento da fase a distância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4512



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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