Avaliação de avaliações de sistemas de ensino da educação básica: estado da arte
Resumo
O objetivo deste artigo é mapear e analisar as avaliações de avaliações realizadas em sistemas de ensino de educação básica. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Em consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Scientific Eletronic Library Online, é possível constatar que ainda são insipientes as iniciativas de meta-avaliação de avaliações externas em larga escala na educação básica, predominando pesquisas relacionadas à meta-avaliação no ensino superior. Pela análise, um estudo se aproxima da temática, sendo que os achados indicam limitações e possibilidades do uso de tais avaliações. Considera-se que há espaço a ser explorado por estudos meta-avaliativos que se afiguram importante ferramenta para análises consistentes das políticas avaliativas adotadas no país.
Texto completo:
PDFReferências
BAUER, A.; PIMENTA, C. O.; HORTA NETO; J. L.; SOUZA; S. Z. L. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, 2015. DOI: DOI: https://doi.org/10.18222/eae266203207. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3207. Acesso em: 20 fev. 2020.
BERLINER, M. R. Avaliação do indicador nacional de alfabetismo funcional. 2010. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2010.
DANTAS, L. M. V. As contribuições das políticas de avaliação educacional em larga escala: o caso da avaliação da aprendizagem na Bahia. 2009. 258 f. Tese (Doutorado em Educação – Núcleo de pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
DAVOK, D. F. Modelo de meta-avaliação de processos de avaliação da qualidade de cursos de graduação. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
DÍAZ, L. F. La metaevaluación y su método. Revista de Ciencias Sociales, San José, v. 2/3, n. 93, p. 171-193, 2001.
DUTRA, F. R. O SIMAVE e sua relação com o trabalho docente: percepções de diferentes atores do cotidiano escolar. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.
ELLIOT, L. G. Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação. Ensaio: aval. Pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 941-964, 2011.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2020.
FIGUEIRÓ, A. C.; THULER, L. C.; DIAS, A. L. F. Padrões internacionais dos estudos de linha de base. In: HARTZ, Z. M. A.; FELISBERTO, E.; SILVA, L. M. V. (org.). Meta-avaliação da atenção básica à saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2008. p. 49-70.
FORTUNATO, R. P. Ensino fundamental de nove anos: para além do ajuste legal. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
GADELHA, M. G. Elicitação de requisitos baseada em meta-avaliação: o caso dos centros de referência social. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2010.
GATTI, B. A. Possibilidades e fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A; GATTI, B. A. (org.). Vinte e cinco anos de avaliações de sistemas educacionais no Brasil. v. 2. Florianópolis: Editora Insular, 2013. p. 47-69.
GIMENES, N. A. S. Estudo meta-avaliativo do processo de auto-avaliação em uma instituição de educação superior no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 37, p. 217-243, 2007. DOI: https://doi.org/10.18222/eae183720072096. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096. Acesso em: 20 fev. 2020.
GREGO, S. M. D. A avaliação institucional dos cursos de graduação: a meta-avaliação como referencial de análise e de reflexão. In: SGUISSARDI, V. (org). Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. p. 91-122.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Tradução Beth Honorato. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
HEDLER, H. C.; TORRES, C. V. Meta-avaliação de auditorias de natureza operacional do Tribunal de Contas da União. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 468-486, 2009.
HORTA NETO, J. L. Avaliação educacional no Brasil para além dos testes cognitivos. Revista Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 23, n. 1, p. 37-53, 2018. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3990. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3990. Acesso em: 20 fev. 2020.
LUÍS, S. M. B. Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício avaliativo. 2007. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
MOREIRA, S. A. Avaliação do Programa Mais Educação para as escolas municipais de Rio Verde – GO: dos números do Ideb à percepção qualitativa dos sujeitos. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
OLIVEIRA, C. P. Avaliação institucional na educação básica: limitações e possibilidades. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.
PENNA FIRME, T.; LETICHEVSKY, A. C. O desenvolvimento da capacidade de avaliação no século XXI: enfrentando o desafio através da meta-avaliação. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 180-195, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v2i5.79. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/79. Acesso em: 20 fev. 2020.
PEREIRA, T. L. P. C. Avaliação do edital de seleção de professores de primeiro segmento do Colégio Pedro II. 2010. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2010.
PEREZ, M. O. Meta-avaliação do sistema de avaliação institucional da Escola Técnica Estadual Parque da Juventude do Centro Paula Souza. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
PESTANA, M. I. Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 71-84, 2016. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3152. Acesso em: 23 abr. 2020.
RISTOFF, D. I. Avaliação de programas educacionais: discutindo padrões. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 5, n. 4, p. 39-44, 2000.
SCARINCI, A. L. Uma proposta para caracterizar a atuação do professor na sala de aula. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SCRIVEN, M. Meta-evaluation revisited. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, Michigan, v. 6, n. 11, p. iii-viii, 2009. DOI: https://doi.org/10.56645/jmde.v6i11.220. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jmde/index.php/jmde_1/article/view/220. Acesso em: 9 jun. 2020.
SEROUR, M. G. A. Meta-avaliação da avaliação institucional externa da Universidade do Grande Rio prof. José de Souza Herdy: Unigranrio. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) – Faculdade Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2010.
SILVA, F. G. A inclusão de Ciências Naturais nos sistemas de avaliação da educação: o caso do Avalia BH. 2014. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
STUFFLEBEAM, D. L. The metaevaluation imperative. American Journal of Evaluation, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 183–209, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/109821400102200204. Disponível em: http://aje.sagepub.com/cgi/content/abstract/22/2/183. Acesso em: 15 jun. 2020.
TRAVITZKI, R. T. O. Enem: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade. 2013. 317 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
VIANNA, H. M. Avaliação nacionais em larga escala: estudos e propostas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 41-76, 2003a. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02720032177. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2177. Acesso em: 15 jun. 2020.
VIANNA, H. M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 28, p. 23-38, 2003b. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02820032168. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168. Acesso em: 15 jun. 2020.
WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4417
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.