Avaliação socioformativa no ensino e aprendizagem de línguas: potencializando o uso de rubricas
Resumo
Neste estudo, discute-se a avaliação do processo de ensino e aprendizagem de línguas à luz da abordagem socioformativa e corrente sociocrítica. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa e um estudo bibliográfico, com identificação e análise de possíveis instrumentos avaliativos que podem potencializar a adoção de uma nova cultura avaliativa. Destaca-se o potencial da rubrica para fomentar o exercício crítico, a regulação das trajetórias de aprendizagem, a utilização de distintas modalidades avaliativas, a compreensão qualitativa dos critérios avaliados, a abertura para uso de estratégias de metacognição, a melhoria do feedback, bem como a valoração dos níveis de desempenho, sob a taxonomia socioformativa.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.
COELHO, I. M. W. S. Desenvolvimento da competência comunicativa e letramento crítico: reflexões e possíveis caminhos. Revista Ensin@ UFMS, Três Lagoas, v. 3, n. 7, p. 247-265, 2022. DOI: https://doi.org/10.55028/revens.v3i7.16568. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/16568. Acesso em: 5 dez. 2022.
COELHO, I. M. W. S. Estudo comparativo de ferramentas para construção de e-rubricas aplicadas à avaliação. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 7, n. 3, p. 100-115, 2023. DOI: 10.3895/etr.v7n3.17174. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/17174. Acesso em: 5 dez. 2023.
COELHO, I. M. W. S. Aplicabilidade e contribuições das rubricas na avaliação da competência comunicativa em línguas: reflexões à luz da perspectiva crítica e emancipatória. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 40, p. 515-542, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i32.176. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3539/pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.
CUAHONTE-BADILLO, L. C.; HERNÁNDEZ-ROMERO, G. Una interpretación socio-critica del enfoque educativo basado en competências. Perspectivas docentes, Vilahermosa, n. 57, p. 26-34, 2015. DOI: https://doi.org/10.19136/pd.a0n57.1025. Disponível em: https://revistas.ujat.mx/index.php/perspectivas/article/view/1025. Acesso em: 5 nov. 2022.
DICKEL, A. La enseñanza de la gramática en la escuela: lo que piensan, cómo la abordan y qué proponen las investigaciones brasileñas. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, Bellaterra, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2012. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Bellaterra/article/view/253367. Acesso em: 5 nov. 2022.
DORANTES NOVA, J. A.; TOBÓN, S. Instrumentos de evaluación: rúbricas socioformativas. Praxis Investigativa ReDIE, Durango, v. 9, n. 17, p. 79-86, 2017. Disponível em: http://praxisinvestigativa.mx/assets/17_7_instrumentos.pdf. Acesso em: 5 nov. 2022.
DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. Revista Fragmentos, Florianópolis, n. 33, p. 263-277, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/8669/8010. Acesso em: 5 dez. 2022.
DUBOC, A. P. M. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 664–687, 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3628. Acesso em: 16 dez. 2022.
DURAU, K. (org.). Demandas e contextos da educação no século XXI. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.
ESQUIVEL, J. M. Evaluación de los aprendizajes en el aula: una conceptualización renovada. In: MARTÍN, E.; MARTÍNEZ RIZO, F. (coord.). Evaluación: avances y desafios en la evaluación educativa. Espanha: Fundación Santillana, 2009. p. 127-144.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae194120082065. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1454/1454.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.
FERNANDES, R. M.; ALVES, H. P.; PIRES, G. S. Representatividade importa: um relato de experiência sobre o PIBID e as contribuições do letramento racial crítico para o ensino de inglês. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v. 10, n. 1, p. 1–11, 2021. DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11832. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11832. Acesso em: 17 nov. 2022.
FERNÁNDEZ MARCH, A. La evaluación orientada al aprendizaje en un modelo de formación por competencias en la educación universitaria. Revista de Docencia Universitaria, Valencia, v. 8, n. 1, p. 11-34, 2010. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2010.6216. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6216. Acesso em: 17 nov. 2022.
FERRANDO-RODRÍGUEZ, M. L.; MÁS GARCÍA, V.; SÁNCHEZ CASTELLANO, E. El uso de las e-rúbricas como instrumento evaluativo para la reflexión y la coevaluación en la formación de alumnado universitario. In: COBOS-SANCHIZ, D.; LÓPEZ MENESES, E.; MARTÍN PADILLA, A. H.; MOLINA GARCÍAM L.; JAÉN MARTÍNEZ, A. (coords.). Educar para transformar: innovación pedagógica, calidad y TIC en contextos formativos. Madri: Editorial Dykinson, 2022. p. 982-992.
GURGEL, C. R.; AGUIAR, G. E.; SILVA, N. N. Avaliação como espaço de aprendizagem em softwares educativos. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 371-388, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TNcZPBYTQSrkFn7d7TqhQ6q/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.
HERNÁNDEZ-MOSQUEDA, J. S.; TOBÓN, S.; GUERRERO-ROSAS, G. Hacia una evaluación integral del desempeño: las rúbricas socioformativas. Ra Ximhai, El Fuerte, México, v. 12, n. 6, p. 359-376, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/461/46148194025.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.
LAIA, F. M. M. Expressão oral em francês língua estrangeira: concepção e análise de instrumentos de avaliação. Orientadora: Ana Nobre. 168 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Francófonos) - Universidade Aberta, Lisboa, 2010. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1690. Acesso em: 5 dez. 2022.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Alínea, 2010. p. 15-58.
LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 39, p. 7-23, 2013. DOI: https://doi.org/10.34626/esc.vi39.311. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/311. Acesso em: 3 dez. 2022.
MENDONÇA, A. P.; COELHO, I. M. W. S. C. Rubricas e suas contribuições para a avaliação de desempenho de estudantes. In: SOUZA, A. C. R.; COELHO, I. M. W. S.; CABRAL NETO, J. S.; AZEVEDO, R. O. M. (orgs.). Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-práticas. Curitiba, PR: Appris, 2018. p. 109-125. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353192751. Acesso em: 4 jan. 2023.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
HERNÁNDEZ-MOSQUEDA, J. S.; TOBÓN, S.; VÁZQUEZ ANTONIO, J. M. Estudio documental del portafolio de evidencias mediante la cartografía conceptual. Revista de Evaluación Educativa, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015.
PAREDES OVIDEO, D. M. El análisis didáctico de Wolfgang Klafki como alternativa para la enseñanza de la filosofía. Pedagogía y Saberes, Bogotá, n. 47, p. 31-47, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-24942017000200031. Acesso em: 3 dez. 2022.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 23-49.
PEREDO CARMONA, B.; VELASCO TORO, J. ¿Por qué la apatía para aprender y enseñar en el espacioy tiempo escolar? Horizontes Educacionales, Concepción, Chile, v. 15, n. 2, p. 69-81, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3580816. Acesso em: 3 dez. 2022.
SANT’ANA, J. S.; MOURA, G. A.; COSTA C. M. No rastro da competência: evolução de um construto teórico. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 249-265.
TIRLONI, L. P.; RAMMÉ, V. Tandem, autoavaliação e a autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras. Trab. linguist. apl, Campinas, v. 54, n. 3, p. 457-485, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/010318134802171941. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/hhY5ZgT3Rhp3gXSQRSVnBZj/?lang=pt. Acesso em: 5 dez. 2022.
TOBÓN, S. Formación integral y competências: pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Bogotá: ECOE, 2013.
TOBÓN, S. Evaluación socioformativa: estrategias e instrumentos. Mount Dora (USA): Kresearch, 2017.
TOBÓN, S.; PIMIENTA PRIETO, J. H.; GARCÍA FRAILE, J. A. Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. Naucalpan de Juárez: Pearson Educación, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PAILIACHO YUCTA, H. R.; TAPIA ARÉVALO, M. A.; OVIEDO GUADO, D. A.; MORENO TAPIA, C. B. Evaluación del aprendizaje en línea: métodos efectivos para evaluar el progreso y el logro en entornos virtuales. Dominio de las Ciencias, Manta, Equador, v. 10, n. 1, p. 668-685, 2024. Disponível em: https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/3737/8016. Acesso em: 5 mar. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i50.4245
Direitos autorais 2024 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.