Metodologia para avaliação de efeitos em educação: o caso do Prêmio Escola Nota Dez

Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Rodrigo de Souza Oliveira, Marcos Antonio Martins LIMA

Resumo


Investir em avaliação de políticas educacionais tem sido uma constante nos governos cearenses dos últimos 20 anos. O intuito é aprimorar práticas metodológicas, gestão escolar e ampliar o desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Afinal, a avaliação pode contribuir para melhorias no processo de tomada de decisão dos gestores e, assim, qualificar o serviço público. O presente artigo se dedica a investigar o “Prêmio Escola Nota Dez” como metodologia de avaliação educacional e busca avaliar o seu efeito nas práticas de gestão escolar e melhoria dos indicadores, tendo como locus duas escolas municipais do Ceará, uma de Sobral e outra de Aquiraz. Estruturado sob o modelo metodológico quadripolar, o referencial teórico apoia-se nos conceitos de Max Weber para burocracia, meritocracia e eficiência na administração pública, fazendo uma relação com o pensamento de Ralph Tyler sobre avaliação por objetivos. Os resultados apontam que o Prêmio Escola Nota Dez favorece o desenvolvimento de ações de cooperação técnico-pedagógicas entre as escolas premiada e apoiada, e contribui para a melhoria do processo de gestão educacional e do desempenho dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARBOSA, Livia. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual do que os outros. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

CALDERON, Adolfo Ignacio; RAQUEL, Betânia Maria Gomes; CABRAL, Eliane Spotto. O prêmio Escola nota 10: meritocracia e cooperação para a melhoria do desempenho escolar. Ensaio: aval. e pol. públ. em educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 517-540, 2015.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Políticas públicas: e gestão da educação no Brasil. Maringá: Eduem, 2012.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Manual de orientações para elaboração, execução e prestação de contas do plano de ampliação dos recursos financeiros do prêmio escola nota dez. Fortaleza, CE: Programa de Aprendizagem na idade certa, 2017.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Sistema permanente de avaliação da educação básica. Fortaleza, CE; Seduc, [2021]. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/spaece. Acesso em: 10 dez. 2021.

COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia. Prêmio escola nota dez no estado do Ceará: concessão, ajustes e responsabilização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 102, n. 261, 2021. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4574. Disponível em: http://tinyurl.com/4c4m7fc5. Acesso em: 14 dez. 2022.

DUARTE, Geraldo. Dicionário de administração. 2. ed. Fortaleza, CE: Realce, 2005.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Max Weber. Ebiografia, [S. l.], [202-?]. Disponível em: http://tinyurl.com/yx2ktabw. Acesso em: 14 dez. 2022.

GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação educacional: pontuando uma história de ações. EccoS: Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 18-42, 2008. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.291. Disponível em: http://tinyurl.com/mwutzccr. Acesso em: 14 dez. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

GUIMARÃES DUARTE SÁTYRO, Natália; D’ALBUQUERQUE, Raquel Wanderley. O que é um estudo de caso e quais as suas potencialidades. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/sec.v23i.55631. Disponível em: http://tinyurl.com/5n973cy9. Acesso em: 22 dez. 2023.

LIMA, Marcos Antonio Martins. Auto-avaliação e desenvolvimento institucional na educação superior: projeto aplicado em cursos de administração. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2008.

LIMA, Marcos Antonio Martins. Pantometria, psicometria, docimologia e avaliação científica: uma trajetória histórica para a avaliação educacional até a era contemporânea. In: LIMA, M. A. M; MARINELLI, M. (orgs.). Epistemologias e metodologias para a avaliação educacional: múltiplas visões e abordagens. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2010. p. 83-126.

MACEDO, Maria Fontenele; LIMA, Antonio Martins. Resolvendo o passado da avaliação educacional e algumas repercussões na escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 32, p. 155-171, 2013.

MARINELLI, Marcos; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação de programas educacionais: um estudo de caso na universidade corporativa banco do nordeste. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 2010. Anais [...]. Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1716–1743.

MOTA, Maria Océlia; MOTA, Diego. O Prêmio Escola Nota Dez (PENDez): um instrumento de combate às desigualdades educacionais na alfabetização infantil. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.78239. Disponível em: http://tinyurl.com/yjs629x. Acesso em: 14 dez. 2022.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2003.

SCHMIDT, João Pedro. Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, n. 56, p. 119-149, 2018. DOI: https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12688. Disponível em: http://tinyurl.com/yvrze5pa. Acesso em: 10 out. 2020.

TYLER, Ralph Winfred. General statement on evaluation. The Journal of Educational Research, Washington, v. 35, n. 7, p. 492-501, 1942. DOI: https://doi.org/10.1080/00220671.1942.10881106. Disponível em: http://tinyurl.com/bddyjh9p. Acesso em: 14 dez. 2022.

TYLER, Ralph Winfred. Princípios básicos do currículo e ensino. Tradução de Leonel Vallandro. 9. ed. Porto Alegre: Globo, 1986.

VEDUNG, Evert. Public policy and program evaluation. London: Transaction, 2009.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 60, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142007000200004. Disponível em: http://tinyurl.com/346yjwwy. Acesso em: 13 jan. 2022.

WALTTER JÚNIOR. Teoria da burocracia de Max Weber: resumo. Estudo Administração, [S. l.], 26 fev. 2015. Disponível em: http://tinyurl.com/4prany35. Acesso em 14 dez. 2022.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4202



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.