Revisión integradora de educación en salud y modelos evaluativos
Resumo
Texto completo:
PDF (Español (España))Referências
BÄCHLER, R. et al. Eficacia de un programa educativo estructurado en población diabética chilena. Revista Médica de Chile, Santiago, v. 145, n. 2, p. 181-187, 2017. DOI: https://doi.org/10.4067/S0034-98872017000200005. Disponible en: https://scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-98872017000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acceso em: 23 nov. 2022.
BACKES, D. S. et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. DOI: 10.15343/0104-7809.2011354438442. Disponible en: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/538. Acceso en: 23 nov. 2022.
BATISTA, E. C.; MATOS, L. A. L.; NASCIMENTO, A. B. A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 11, n. 3, p. 23-38, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. (cadernos de atenção básica; 17). Disponible en: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal.pdf. Acceso en: 23 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: pesquisa nacional de saúde bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponible en: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acceso en: 23 nov. 2022.
CARVALHO, P. H. A. et al. Avaliação de uma proposta educativa em saúde bucal aplicada ao ensino básico. Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 15, n. 1, p. 1-8, 2016.
CASTELLANOS, K..; YANET, S.; RÚALES, A. Efectividad de un programa preventivo-educativo en niños en edad escolar sobre aspectos relacionados a la higiene bucal. Odous Cientifica, Valencia, v. 16, n. 1, p. 37-46, 2015.
CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. Administração On Line, São Paulo, v. 1, n. 1, 2000. Disponible en: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1255609/mod_resource/content/0/O_questionariona_pesquisacientifica.pdf. Acceso en: 23 nov. 2022.
FREITAS, C. M. et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 117-130, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00081. Disponible en: https://www.scielo.br/j/tes/a/vdfKGtGBB7hgr8SZYXbmtdN/?lang=pt#. Acceso em: 22 nov. 2022.
GARBIN, C. A. S. et al. Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. RFO UPF, Passo Fundo, v. 18, n. 3, p. 321-327, 2013.
GHEZZI-HERNÁNDEZ, L.; REYES-CHINARRO, C.; CHÁVEZ-ZELADA, G. Eficacia del programa educativo lúdico “aprendiendo a cuidar tu boca” en escolares de la Institución Educativa Miguel Grau. Revista Kiru, Lima, v. 12, n. 2, p. 54-59, 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITIRANA, V. F. D. et al. Avaliação de programa de educação odontológico escolar, em crianças de 4 a 5 anos de idade. Revista de Biociências, Taubaté, v. 9, n. 4, p. 47-51, 2003.
GONZÁLEZ RAMOS, R. M. et al. The "healthy smile". Revista Cubana de Estomatología, Habana, v. 51, n. 3, p. 250-258, 2014.
GUETERRES, É. C. et al. Educación para la salud en el contexto escolar: estudio de revisión integradora. Enfermería Global, Murcia, v. 16, n. 2, p. 464-499, 2017. DOI: https://doi.org/10.6018/eglobal.16.2.235801. Disponible en: https://revistas.um.es/eglobal/article/view/235801. Acceso en: 22 nov. 2022.
IERVOLINO, S. A..; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 115-121, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000200004. Disponible en: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/kFzCC9Dfbfv7WzPNQbJZVmF/?lang=pt#. Acceso em: 22 nov. 2022.
KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60. Disponible en: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acceso en: 22 nov. 2022.
KITZINGER, J. The methodology of focus group: the importance of interaction between research participants. Sociology of Health & Illness, Londres, v. 16, n. 1, p. 103-120, 1994. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9566.ep11347023. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9566.ep11347023. Acceso en: 22 nov. 2022.
KITZINGER, J.; BARBOUR, R. S. Introduction: the challenge and promise of focus groups. In: KITZINGER, J.; BARBOUR, R. S. (eds.). Developing focus group research: politics, theory and practice. London: Sage, 1999. p. 1-20.
KONSTANTOPOULOU, K. et al. Implementation and evaluation of an oral health education programme for caregivers in nursing homes. Special Care in Dentistry, Chicago, v. 41, n. 2, p. 154–163, 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/scd.12558. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/scd.12558. Acceso en: 22 nov. 2022.
LEE, J. et al. Effectiveness of an oral health education program using a smart toothbrush with quantitative light-induced fluorescence technology in children. Children, Basel, v. 10, n. 3, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/children10030429. Disponible em: https://www.mdpi.com/2227-9067/10/3/429. Acceso em: 22 nov. 2023.
LEMKUHL, I. et al. A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 336-346, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X201400030104. Disponible en: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/Qp4rLkyQbVrbQy4sWsYybvP/?lang=pt#. Acceso en: 22 nov. 2022.
LÓPEZ-MESEGUER, R.; VALDÉS, M. T. La evaluación comprensiva de programas educativos: ¿un nuevo paradigma teórico? Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Madrid, v. 13, n. 2, p. 85–105, 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/riee2020.13.2.005. Disponible en: https://revistas.uam.es/riee/article/view/riee2020_13_2_005. Acceso en: 22 nov. 2022.
LUCK, H. Planejamento em orientação educacional. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MARIÑO, R. J.; MARWAHA, P.; BARROW, S. Y. Web-based oral health promotion program for older adults: development and preliminary evaluation. International Journal of Medical Informatics, Shannon, v. 91, p. e9–e15, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2016.04.002. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S138650561630051X?via%3Dihub. Acceso em: 22 nov. 2022.
MEDEIROS, G. A. R.; NICKEL, D. A.; CALVO, M. C. M. Usos dos resultados da avaliação: revisão integrativa de artigos publicados no período de 2012 a 2016. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 59-87, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i34.2188. Disponible en: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2188. Acceso en: 22 nov. 2022.
MIFSUD, S.; ATTARD, N.; GATT G. The impact of school-based social media and online technology on oral health education for individuals with disability. Special Care Dentistry, Chicago, 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/scd.12852. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/scd.12852. Acceso en: 22 nov. 2023.
MOIMAZ, S. A. S. et al. Eficácia de um programa de educação em saúde bucal na prevenção de cárie dentária em pré-escolares. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 8, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17487. Disponible en: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17487. Acceso en: 22 nov. 2022.
MOIMAZ, S. A. S. et al. The user’s view in evaluating the quality of the pregnant women dental care program. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 147-153, 2009.
MOULT, B.; FRANCK, L. S.; BRADY, H. Ensuring quality information for patients: development and preliminary validation of a new instrument to improve the quality of written health care information. Health Expectations, Oxford, v. 7, n. 2, p. 165–175, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2004.00273.x. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1369-7625.2004.00273.x. Acceso en: 22 nov. 2022.
NOGUCHI, M. et al. Effectiveness of oral health education program on prevention of periodontal disease in Japanese pregnant women. Open Journal of Nursing, Irvine, v. 6, n. 4, p. 282-293, 2016. DOI: https://doi.org/10.4236/ojn.2016.64029. Disponible en: https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=65624. Acceso en: 22 nov. 2022.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ, London, v. 372, n. 71, 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Disponible en: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acceso em: 9 nov. 2023.
PAIVA, A. P. R. C.; VARGAS, E. P. Os materiais educativos e seus públicos: um panorama a partir da literatura sobre o tema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. Disponible en: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/20839/2/PanoramaENPEC15.pdf. Acceso en: 23 nov. 2022.
PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Massachusetts: Addison-Wesley, 1991.
PETRY, P. C.; PRETTO, S.M. Educação e motivação em saúde bucal. In: KRIGER, L. Aboprev: promoção de saúde bucal. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2003. p. 371-385.
PONCE-GONZALEZ, I. et al. Improving oral health in migrant and underserved populations: evaluation of an interactive, community-based oral health education program in Washington state. BMC Oral Health, Londres, v. 19, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12903-019-0723-7. Disponible en: https://bmcoralhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12903-019-0723-7. Acceso en: 9 nov. 2023.
PROTHEROE, J.; ESTACIO, E. V.; SAIDY-KHAN, S. Patient information materials in general practices and promotion of health literacy: an observational study of their effectiveness. The British Journal of General Practice, Londres, v. 65, n. 632, p. e192–e197, 2015. DOI: https://doi.org/10.3399/bjgp15X684013. Disponible en: https://bjgp.org/content/65/632/e192. Acceso en: 9 nov. 2022.
QUESADA-SERRA, V.; GOMILA-GRAU, M. A.; ORTE, C. Managing family conflict and resilience: results of a universal socio-educative family drugs prevention program developed in school settings. Estudios Sobre Educación, Pamplona, España, v. 42, p. 169-193, 2022. DOI: https://doi.org/10.15581/004.42.008. Disponible en: https://revistas.unav.edu/index.php/estudios-sobre-educacion/article/view/41944. Acceso en: 9 nov. 2022.
RESSEL, L. B. et al. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 779-786, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021. Disponible en: https://www.scielo.br/j/tce/a/nzznnfzrCVv9FGXhwnGPQ7S/?lang=pt#. Acceso en: 9 nov. 2022.
RODRÍGUEZ ALBUJA, M. J.; PABLO JARAMILLO, J. Efectividad de un programa educativo en mujeres adolescentes con gingivitis. MEDISAN, Santiago de Cuba, v. 21, n. 7, p. 850-856, 2017.
RODRÍGUEZ TORRES, A. F. et al. Nuevas perspectivas educativas orientadas a la promoción de la salud. Revista Cubana de Educación Médica Superior, Habana, v. 31, n. 4, p. 1-11, 2017.
SCHOFIELD, M. J.; LYNAGH, M.; MISHRA, G. Evaluation of a health promoting schools program to reduce smoking in australian secondary schools. Health Education Research, Oxford, v. 18, n. 6, p. 678–692, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/her/cyf048. Disponible en: https://academic.oup.com/her/article/18/6/678/634374. Acceso en: 9 nov. 2022.
SETIAWATI, F. et al. Effectiveness of dental health education intervention using the 16-surface tooth brushing program among 7-9-year-old schoolchildren in Indonesia. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, v. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/pboci.2020.144. Disponible en: https://www.scielo.br/j/pboci/a/RryTdXrg95HQfNdcyyPS6Zr/?lang=en#. Acceso en: 9 nov. 2022.
SGAN-COHEN, H. D. et al. Community-oriented oral health promotion for infants in Jerusalem: evaluation of a program trial. Journal of Public Health Dentistry, Raleigh, v. 61, n. 2, p. 107–113, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1752-7325.2001.tb03374.x. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1752-7325.2001.tb03374.x. Acceso en: 9 nov. 2022.
SIMONS, D. et al. An evaluation of an oral health training programme for carers of the elderly in residential homes. British Dental Journal, Londres, v. 188, p. 206–210, 2000. DOI: https://doi.org/10.1038/sj.bdj.4800432. Disponible en: https://www.nature.com/articles/4800432. Acceso en: 9 nov. 2022.
SOUZA, G. B. et al. Avaliação dos procedimentos coletivos em saúde bucal: percepção de adolescentes de Embu, SP. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 138-148, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000300013. Disponible em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/Xg4dMC4ncL3J6kXx7Wh3QWx/?lang=pt#. Acceso em: 9 nov. 2022.
SZYMANSK, H. (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 4. ed. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.
TEJADA TAYABAS, L. M.; PASTOR DURANGO, M. P.; GUTIÉRREZ ENRÍQUEZ, S. O. Efectividad de un programa educativo en el control del enfermo con diabetes. Investigación y Educación en Enfermería, Medellin, v. 24, n. 2, p. 48-53, 2006.
TRUDNAK FOWLER, T. et al. Evaluation of a comprehensive oral health services program in school-based health centers. Maternal and Child Health Journal, Nova York, v. 22, p. 998–1007, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10995-018-2478-1. Disponible en: https://link.springer.com/article/10.1007/s10995-018-2478-1. Acceso en: 9 nov. 2022.
TURRIONI, A. P. S. et al. Avaliação das ações de educação na saúde bucal de adolescentes dentro da estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 7, p. 1841-1848, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000700023. Disponible en: https://www.scielo.br/j/csc/a/WjSyQmfTxzdsx95Xs8fygDh/?lang=pt#. Acceso en: 9 nov. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Geneva charter for well-being. Geneva: World Health Organization, 2021. Disponible en: https://www.who.int/publications/m/item/the-geneva-charter-for-well-being. Acesso em: 23 nov. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4153
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.