Avaliação do ensino: um instrumento na gestão da permanência escolar na educação profissional e tecnológica

Denise Pires de Oliveira Costa, Lindemberg da Silva Santos, Assis Leão da Silva

Resumo


O artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento e aplicação de um instrumento que relacione a avaliação do ensino com a permanência escolar, no contexto dos estudantes da educação profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, teve como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionários. A pesquisa resultou na elaboração de um instrumento educacional de avaliação do ensino voltado ao lócus da permanência escolar no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional. Estão envolvidos neste estudo discentes da instituição. Para analisar os dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e de conteúdo. Os resultados apontam que construir uma avaliação do ensino é relevante na proposição de mudanças na gestão escolar, especialmente na permanência escolar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i50.4003



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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