Comparação entre a versão informatizada e impressa da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos (BAICA)

Gabriel Teixeira da Silva, Solange Wechsler

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma versão informatizada da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos (BAICA) e verificar sua equivalência com a versão impressa, composta por seis subtestes. Participaram do primeiro estudo 10 pessoas e, do segundo, 72; em ambos, os participantes tinham entre 18 e 32 anos. Durante o estudo 1 buscou-se identificar os processos cognitivos usados pelos participantes e compará-los com os esperados para cada instrumento, além de colher feedback sobre o funcionamento da bateria. Os resultados indicaram que o instrumento informatizado avalia os processos esperados. Durante o segundo estudo a versão informatizada foi aplicada em 24 pessoas e os resultados foram comparados com o de 48 pessoas que realizaram a versão impressa. A comparação entre os grupos apontou diferenças significativas entre todos os subtestes, com exceção do pensamento viso espacial. Concluiu-se que apesar de uma versão informatizada da BAICA ser viável, ela não é equivalente à versão impressa.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. S.; PRIMI, R. Baterias de prova de raciocínio: BPR-5. São Paulo: Pearson, 2000.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. How to do psychological testing via telehealth. American Psychological Association, [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.apaservices.org/practice/reimbursement/health-codes/testing/psychological-telehealth. Acesso em: 12 set. 2020.

AVITIA, M. J.; KAUFMAN, J. C. Beyond g and c: the relationship of rated creativity to long-term storage and retrieval (Glr). Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 293-302, 2014.

BAYAZIT, A.; AŞKAR, P. Performance and duration differences between online and paper-pencil tests. Asia Pacific Education Review, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 219-226, 2012.

CHARMAN, M. Linguistic analysis of extended examination answers: differences between on-screen and paper-based, high- and low-scoring answers. British Journal of Educational Technology, London, v. 45, n. 5, p. 834-843, 2014.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Nota técnica 7/2019. Orienta psicólogas(os) sobre a utilização de testes psicológicos em serviços realizados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Resolução no 11, de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP nº 11/2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, maio 2018.

EBRAHIMI, M. R.; TOROUJENI, S. M. H.; SHAHBAZI, V. Score equivalence, gender difference, and testing mode preference in a comparative study between computer- based testing and paper-based testing. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [S. l.], v. 14, n. 7, p. 128-143, 2019.

FLOWERS, C. et al. Paper testing for students with a read-aloud accommodation. [s. n.: S. l.], v. 26, n. 1, p. 1-12, 2011.

FRITH, E. et al. Intelligence and creativity share a common cognitive and neural basis. Journal of Experimental Psychology: General, [S. l.], v. 150, n. 4, p. 609-632, 2020.

INTERNATIONAL TEST COMISSION. Guidelines on computer-based and internet delivered testing. [London]: ITC, 2005. Disponível em: https://www.intestcom.org/page/18. Acesso em: 12 set. 2020.

INTERNATIONAL TEST COMISSION. The ITC guidelines for translating and adapting tests. 2. ed. [London]: ITC, 2017. Disponível em: https://www.intestcom.org/page/16. Acesso em: 12 set. 2020.

INTRODUCTION to progressive web apps: progressive web apps. MDN Plus, 2021. Disponível em: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Progressive_web_apps/Introduction. Acesso em: 3 dez. 2021.

JEONG, H. A comparative study of scores on computer-based tests and paper-based tests. Behaviour and Information Technology, London, v. 33, n. 4, p. 410-422, 2014.

JOHNSON, M.; GREEN, S. On-line mathematics assessment: the impact of mode on performance and question answering strategies. Journal of Technology, Learning, and Assessment, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1-35, 2006.

KARWOWSKI, M.; KAUFMAN, J. C.; LEBUDA, I.; SZUMSKI, G.; FIRKOWSKA-MANKIEWICZ, A. Intelligence in childhood and creative achievements in middle-age: The necessary condition approach. Intelligence, [S. l.], v. 64, p. 36-44, 2017.

KAUFMAN, J. C. Why creativity isn’t in iq tests, why it matters, and why it won’t change anytime soon probably. Journal of Intelligence, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 59-72, 2015.

KHOSHSIMA, H.; TOROUJENI, S. M. H. Comparability of computer-based testing and paper-based testing: testing mode effect, testing mode order, computer attitudes and testing mode preference. International Journal of Computer, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 80-99, 2017. Disponível em: https://ijcjournal.org/index.php/InternationalJournalOfComputer/article/view/825. Acesso em: 21 ago. 2020.

KOZBELT, A.; BEGHETTO, R. A.; RUNCO, M. A. Theories of creativity. In: KAUFMAN, J. C.; STERNBERG, R. J. (ed.). The Cambridge handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 20-47. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/product/identifier/9780511763205%23c51366-157/type/book_part. Acesso em: 20 jan. 2021.

LEE, K.; OSBORNE, R.; CARPENTER, D. Testing accommodations for university students with AD/HD: computerized vs. paper-pencil/regular vs. extended time. Journal of Educational Computing Research, Farmingdale, NY, v. 42, n. 4, p. 443-458, 2010.

LOGAN, T. The influence of test mode and visuospatial ability on mathematics assessment performance. Mathematics Education Research Journal, [S. l.], v. 27, n. 4, p. 423-441, 2015.

MALEC, W. Computer-based testing: a necessary evil or a sensible choice?. The Modern Higher Education Review, [S. l.], v. 7635, n. 5, p. 100-113, 2020.

MCCLELLAND, T.; CUEVAS, J. A comparison of computer based testing and paper and pencil testing in mathematics assessment. The Online Journal of New Horizons in Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 78-89, 2020.

MILIAN, Q. G.; WECHSLER, S. M. Avaliação integrada de inteligência e criatividade. Revista de Psicologia, Lima, Peru, v. 36, n. 2, 2018.

NAKANO, T. de C.; WECHSLER, S. M.; CAMPOS, C. R.; MILIAN, Q. G. Intelligence and creativity: relationships and their implications for positive psychology. Psico-USF, Bragança Paulista, SP, v. 20, n. 2, p. 195-206, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/RsZjXqFfbTFCLdDfWDPzRbz/?lang=en. Acesso em: 5 mar. 2020.

NAKANO, T. de C.; WECHSLER, S. M. Creativity and innovation: skills for the 21st century. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 35, n. 3, p. 237-246, 2018.

NUSBAUM, E. C.; SILVIA, P. J. Are intelligence and creativity really so different?: Fluid intelligence, executive processes and strategy use in divergent thinking. Intelligence, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 36-45, 2011.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Fostering students’ creativity and critical thinking. Paris: OECD, 2019.

PLUCKER, J. A. et al. Creativity and intelligence. In: GOLDSTEIN, S.;

PRINCIOTTA, D.; NAGLIERI, J. A. (ed.). Handbook intelligence: evolutionary theory, historical perspective, and current concepts. New York: [s. n.], 2015. p. 283-291.

POGGIO, J.; GLASNAPP, D. R.; XIANGDONG, Y.; POGGIO, A. J. A comparative evaluation of score results from computerized and paper & pencil mathematics testing in a large scale state assessment program. Journal of Technology, Learning, and Assessment, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1-36, 2004.

PRECKEL, F.; HOLLING, H.; WIESE, M. Relationship of intelligence and creativity in gifted and non-gifted students: an investigation of threshold theory. Personality and Individual Differences, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 159-170, 2006.

PUCCIO, G. J. From the dawn of humanity to the 21st century: creativity as an enduring survival skill. The Journal of Creative Behavior, [S. l.], v. 51, n. 4, p. 330-334, 2017.

RUEDA, F. J. M. Teste de atenção dividida (TEADI) e teste de atenção concentrada (TEALT). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

SANTOS, M. A. dos; WECHSLER, S. M.; NADER, S. M.; BARBOZA, C. M.; MUNDIM, M. C. B. Criatividade na opinião de leigos: uma comparação transcultural. Revista de Psicologia, Lima, Peru, v. 37, n. 1, p. 479-497, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18800/psico.202002.005. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S0254-92472020000200479&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2021.

SCHNEIDER, W. J.; MCGREW, K. S. The Cattell–Horn–Carroll theory of cognitive abilities. In: FLANAGAN, D. P.; MCDONOUGH, E. M. (ed.). Contemporary intellectual assessment: theories, tests, and issues. 4. ed. New York: The Guilford Press, 2018. p. 73-163.

SCHRANK, F. A.; WENDLING, B. J. Woodcock–Johnson IV. Rolling Meadow: The Guilford Press, 2018.

SILVA, T. F. da; NAKANO, T. de C. Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 743-759, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/myvWJHvGrYHhtCWVvtH3NbL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2019.

TAHERBHAI, H.; SEO, D.; BOWMAN, T. Comparison of paper-pencil and online performances of students with learning disabilities. British Educational Research Journal, Oxfordshire, v. 38, n. 1, p. 61-74, 2012.

TANDEL, S.; JAMADAR, A. Impact of progressive web apps on web app development. International Journal of Innovative Research in Science, Engineering and Technology, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 9439-9444, 2018.

THRELFALL, J.; POOL, P.; HOMER, M.; SWINNERTON, B. Implicit aspects of paper and pencil mathematics assessment that come to light through the use of the computer. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, Holanda, v. 66, n. 3, p. 335-348, 2007.

TOMMASI, L.; LAENG, B. Psychology of spatial cognition. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 565-580, 2012.

TORRANCE, E. P. Torrance tests of creative thinking. Lexington, MA: Personnel Press, 1966.

WASSERMAN, J. D. A history of intelligence assessment: the unfinished tapestry. In: FLANAGAN, D. P.; MCDONOUGH, E. M. (ed.). Contemporary intellectual assessment: theories, tests, and issues. 4. ed. New York: The Guilford Press, 2018. p. 3-55.

WASSERMAN, J. D. Deconstructing CHC. Applied Measurement in Education, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 249-268, 2019.

WECHSLER, D. Wechsler intelligence scale for children (WISC-IV). 4. ed. San Antonio: TX: The Psychological Corporation, 2003.

WECHSLER, D. WISC-V: technical and interpretive manua. Bloomington: [s. n.], 2014.

WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3. ed. Campinas, SP: LAMP/ PUC-Campinas, 2008.

WECHSLER, S. M.; PEIXOTO, E. M.; GIBIM, Q. G. M. T.; MUNDIM, M. C. B.; RIBEIRO, R. K. S. M.; SOUZA, A. F. Assessment of intelligence with creativity the need for a comprehensive approach. Creativity Research Journal, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 14-27, 2021.

WOODCOCK, R. W.; MCGREW, K. S.; MATHER, N. Woodcock Johnson III: tests of achievement. Rolling Meadow: Riverside Publishing, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i45.3809



Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.