Teste de progresso como instrumento de avaliação em saúde: uma revisão integrativa
Resumo
O Teste de Progresso é definido como um exame aplicado com regularidade, constituído geralmente por questões do tipo múltipla escolha, com a finalidade de avaliar o processo de evolução do estudante de maneira progressiva e linear, capaz de mostrar através do desempenho a evolução acadêmica. Este artigo apresenta uma discussão sobre o Teste de Progresso como instrumento avaliativo de desempenho de estudantes, avaliação de conteúdos pedagógicos apreendidos no curso, do curso e institucional. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão integrativa da literatura, seguindo a questão norteadora: quais evidências os estudos publicados trazem sobre a utilização do Teste de Progresso em cursos de graduação da área da saúde? Utilizamos a metodologia PICO. Os resultados dessa análise apontam o Teste de Progresso como preditor de desempenho de alunos, cursos e instituições. Recomendamos o uso deste instrumento como forma de avaliação cognitiva global longitudinal aplicada de forma seriada nos cursos de saúde.
Texto completo:
PDFReferências
ALBANESE, M.; CASE, S. M. Progress testing: critical analysis and suggested practices. Advances in Health Sciences Education Theory Practice, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 221-234, 2016. DOI: 10.1007/s10459-015-9587-z. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25662873/. Acesso em: 21 maio 2020.
ALI, K.; COCKERILL, J.; ZAHRA, D.; TREDWIN, C.; FERGUSON, C. Impact of progress testing on the learning experiences of students in medicine, dentistry and dental therapy. BMC Medical Education, [S. l.], v. 18, n. 253, p. 1-11, 2018. DOI: 10.1186/s12909-018-1357-1. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1357-1. Acesso em: 22 maio 2020.
ALI, K.; COOMBES, L.; KAY, E.; TREDWIN, C.; JONES, G.; RICKETTS, C.; BENNETT, J. Progress testing in undergraduate dental education: the Peninsula experience and future opportunities. European Journal of Dental Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 129-134, 2016. DOI: 10.1111/eje.12149. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25874344/. Acesso em: 18 abr. 2020.
ÂNIMA EDUCAÇÃO. Manual revisão bibliográfica sistemática integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.
BERGMANN, H.; CHILDS, R. A. Creating a test blueprint for a progress testing program: a paired-comparisons approach. Medical Teacher, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 267-274, 2018. DOI: 10.1080/0142159X.2017.1403015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29172940/. Acesso em: 4 jun. 2021.
BICUDO, A. M.; HAMAMOTO FILHO, P. T.; ABBADE, J. F.; HAFNER, M. de L. M. B.; MAFFEI, C. M. L. Consortia of cross-institutional progress testing for all medical schools in Brazil. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 43, n. 4, p. 151-156, 2019. DOI: 10.1590/1981-52712015v43n4rb20190018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-52712019000400151&lng=es&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 5 jun. 2021.
BRUNK, I. A.; SCHAUBER, S. B.; GEORG, W. C. Do they know too little? An interinstitutional study on the anatomical knowledge of upperyear medical students based on multiple choice questions of a progress test. Annals of Anatomy, [S. l.], v. 209, p. 93100, 2017. DOI: 10.1016/j.aanat.2016.09.004. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27746222/. Acesso em: 4 jun. 2021.
CECILIO-FERNANDES, D.; KERDIJK, W.; BREMERS, A. J.; AALDERS, W.; TIO, R. A. Comparison of level of cognitive process between case-based items and non-case-based items of the interuniversity progress test of medicine in the Netherlands. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, Seoul, v. 15, n. 28, p. 1-5, 2018. DOI: 10.3352/jeehp.2018.15.28. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30541188/. Acesso em: 9 set. 2020.
CECILIO-FERNANDES, D.; KERDIJK, W.; JAARSMA, A. D. D. C.; TIO, R. A. Development of cognitive processing and judgments of knowledge in medical students: analysis of progress test results. Medical Teacher, Groningen, v. 38, n. 11, p. 1125-1129, 2016. DOI: 10.3109/0142159X.2016.1170781. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/0142159X.2016.1170781. Acesso em: 9 set. 2020.
CECILIO-FERNANDES, D.; MEDEMA, H.; COLLARES, C. F.; SCHUWIRTH, L.; COHEN-SCHOTANUS, J.; TIO, R. A. Comparison of formula and number-right scoring in undergraduate medical training: a Rasch model analysis. BMC Medical Education, [S. l.], v. 17, n. 192, p. 1-9, 2017. DOI: 10.1186/s12909-017-1051-8. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-017-1051-8. Acesso em: 9 set. 2020.
CECILIO-FERNANDES, D.; NAGTEGAAL, M.; NOORDZIJ, G.; TIO, R. Cumulative assessment: does it improve students’ knowledge acquisition and retention?. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 1-6, 2018. DOI: 10.15448/1980-6108.2018.4.31880. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329198071_Cumulative_assessment_Does_it_improve_students'_knowledge_acquisition_and_retention. Acesso em: 9 set. 2020.
GALVÃO, C. M. Evidence hierachies. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 5, 2006. DOI: 10.1590/S0103-21002006000200001. Disponível em: https://acta-ape.org/article/niveis-de-evidencia/. Acesso em: 10 abr. 2019.
HAMAMOTO FILHO, P. T.; BICUDO, A. M. Improvement of faculty’s skills on the creation of items for progress testing through feedback to item writers: a successful experience. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 1, p. 1-5, 2020. DOI: 10.1590/1981-5271v44.1-20190130.ing. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9rzPvsvGwqxddspLJqKx9VP/?lang=en. Acesso em: 5 ago. 2021.
HAMAMOTO FILHO, P. T.; SILVA, E.; RIBEIRO, Z. M. T. R.; HAFNER, M. de L. M. B.; CECILIO-FERNANDES, D.; BICUDO, A. M. Relationships between bloom’s taxonomy, judges’ estimation of item difficulty and psychometric properties of items from a progress test: a prospective observational study. São Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 138, n. 1, p. 33-39, 2020. DOI: 10.1590/1516-3180.2019.0459.r1.19112019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spmj/a/s6C7xBssmjm9YjPPQwWwgKF/abstract/?lang=en. Acesso em: 5 ago. 2021.
HEENEMAN, S.; SCHUT, S.; DONKERS, J.; VLEUTEN, C.; MUIJTJENS, A. Embedding of the progress test in an assessment program designed according to the principles of programmatic assessment. Medical Teacher, Groningen, v. 39, n. 1, p. 44-52, 2017. DOI: 10.1080/0142159X.2016.1230183. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27646870/. Acesso em: 2 mar. 2021.
KIRNBAUER, B.; AVIAN, A.; JAKSE, N.; RUGANI, P.; ITHALER, D.; EGGER, R. First reported implementation of a german-language progress test in an undergraduate dental curriculum: a prospective study. European Journal of Dental Education, Copenhagen, v. 22, n. 4, p. 698-705, 2018. DOI: 10.1111/eje.12381. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29961963/. Acesso em: 23 out. 2020.
KOSAN, A. M. A.; KOÇ, N.; ELHAN, A.; OZTUNA, D. Developing an item bank for progress tests and application of computerized adaptive testing by simulation in medical education. International Journal of Assessment Tools in Education, Denizli, v. 6, n. 4, p. 656-669, 2019. DOI: 10.21449/ijate.635675. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338017168_Developing_an_Item_Bank_for_Progress_Tests_and_Application_of_Computerized_Adaptive_Testing_by_Simulation_in_Medical_Education. Acesso em: 6 nov. 2021.
MELNYK, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health, 2011.
MENDES, K. dal S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. DOI: 10.1590/S0104-07072008000400018. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 9 abr. 2019.
MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Medicine, San Francisco, California, v. 6, n. 7, p. 1-8, 2009. DOI: 10.1371/journal.pmed.1000097. Disponível em: https://www.bmj.com/content/339/bmj.b2535. Acesso em: 12 abr. 2019.
NEELEY, S. M.; ULMAN, C. A.; SYDELKO, B. S.; BORGES, N. J. The value of progress testing in undergraduate medical education: a systematic review of the literature. Medical Science Educator, [S. l.], v. 26, n. 4, p. 617-622, 2016. DOI: 10.1007/s40670-016-0313-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40670-016-0313-0. Acesso em: 25 fev. 2020.
PASCON, D. M. Construção de diretriz teórico metodológica para o processo de avaliação progressiva no ensino de graduação. Orientadora: Vera Lúcia Mira. 2017. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-05112018-122553/pt-br.php. Acesso em: 25 nov. 2021.
PASCON, D. M.; OTRENTI, E.; MIRA, V. L. Perception and performance of nursing undergraduates in evaluation of active methodologies. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 61-70, 2018. DOI: 10.1590/1982-0194201800010. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/perception-and-performance-of-nursing-undergraduates-in-evaluation-of-active-methodologies/. Acesso em: 25 nov. 2021.
PLESSAS, A. Validity of progress testing in healthcare education. International Journal of Humanities and Social Science Education, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 23-33, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/295918485_Validity_of_Progress_Testing_in_Healthcare_Education. Acesso em: 18 jan. 2020.
PUGH, D.; REGEHR, G. Taking the sting out of assessment: is there a role for progress testing?. Medical Education, [Oxford], v. 50, n. 7, p. 721-729, 2016. DOI: 10.1111/medu.12985. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27295476/. Acesso em: 22 jan. 2020.
REBERTI, A. G.; MONFREDINI, N. H.; FERREIRA FILHO, O. F.; ANDRADE, D. F. de; PINHEIRO, C. E. A.; SILVA, J. C. Progress test in medical school: a systematic review of the literature. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 1, p. 1-9, 2020. DOI: 10.1590/1981-5271v44.1-20190194. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/cMgWPtDzDygMW84VDX9kDdR/?format=pdf〈=en. Acesso em: 27 nov. 2021.
ROSA, M. I. da; ISOPPO, C. C.; CATTANEO, H. D.; MADEIRA, K.; ADAMI, F.; FERREIRA FILHO, O. F. Progress testing as an indicator for improvements in a medical school. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 41, n. 1, p. 58-68, 2017. DOI: 10.1590/1981-52712015v41n1rb20160022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/5ybQqPWMVZRJMwnY8yZd7BS/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2020.
SAKAI, M. H.; FERREIRA FILHO, O. F.; MATSUO, T. Assessment of the cognitive growth of the medicine student: applying the equalization test to the progress test. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 35, n. 4, p. 493-501, 2011. DOI: 10.1590/S0100-55022011000400008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262759249_Assessment_of_the_cognitive_growth_of_the_Medicine_student_applying_the_equalization_test_to_the_Progress_Test. Acesso em: 16 set. 2020.
SARTOR, L. B.; ROSA, L. L. da; MADEIRA, K.; UGGIONI, M. L. R.; FERREIRA FILHO, O. F.; ROSA, M. I. da. Undergraduate medical student’s perception about the progress testing. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 2, p. 1-10, 2020. DOI: 10.1590/1981-5271v44.2-20190286. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jtZjXmjDCLQqD6JSRqGkZYs/abstract/?lang=en. Acesso em: 9 maio 2021.
TIO, R. A.; SCHUTTE, B.; MEIBOOM, A. A.; GREIDANUS, J.; DUBOIS, E. A.; BREMERS, A. J. A. The progress test of medicine: the dutch experience. Perspectives on Medical Education, [S. l.], v. 5, p. 51-55, 2016. DOI: 10.1007/s40037-015-0237-1. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26754310/. Acesso em: 14 mar. 2021.
VLEUTEN, C. P. M. van der; VERWIJNEN, G. M.; WIJNEN, W. H. F. W. Fifteen years of experience with progress testing in a problem-based learning curriculum. Medical Teacher, Groningen, v. 18, n. 2, p. 103-109, 1996. DOI: 10.3109/01421599609034142. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232039953_Fifteen_years_experience_of_progress_testing_in_a_problem-based_curriculum. Acesso em: 25 jun. 2020.
VLEUTEN, C. P. M. van der; FREEMAN, A.; COLLARES, C. F. Progress test utopia. Perspectives on Medical Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 136-138, 2018. DOI: 10.1007/s40037-018-0413-1. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29524038/. Acesso em: 25 jun. 2019.
WRIGLEY, W.; VLEUTEN, C. P. M. van der; FREEMAN, A.; MUIJTJENS, A. A systemic framework for the progress test: strengths, constraints and issues: AMEE guide nº 71. Medical Teacher, Groningen, v. 34, n. 9, p. 683-697, 2012. DOI: 10.3109/0142159X.2012.704437. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22905655/. Acesso em: 8 jul. 2019.
YIELDER, J.; WEARN, A.; CHEN, Y.; HENNING, M. A.; WELLER, J.; LILLIS, S.; MOGOL, V.; BAGG, W. A qualitative exploration of student perceptions of the impact of progress tests on learning and emotional wellbeing. BMC Medical Education, [S. l.], v. 17, p. 148-158, 2017. DOI: 10.1186/s12909-017-0984-2. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-017-0984-2. Acesso em: 25 jun. 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3763
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.