Efeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM
Resumo
Neste artigo analisou-se a relação entre os indicadores educacionais e o desempenho em matemática de alunos de escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizou-se uma modelagem multinível com indicadores no nível da escola, a fim de medir o efeito no desempenho, além de fazer comparações descritivas por dependência administrativa. Os modelos ajustados foram controlados por variáveis da família e individuais no nível aluno. Encontrou-se que o efeito escola foi de 13% para as escolas privadas e 9% para as públicas, o que indica que os fatores que independem das ações pedagógicas e de gestão da escola têm uma grande contribuição no desempenho, tanto para os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, F. A.; CANDIDO, O. School effect and student performance: a Latin American assessment from PISA. Economía, Lima, Peru, v. 43, n. 86, p. 79-99, 2020. DOI: https://doi.org/10.18800/economia.202002.004. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/economia/article/view/23017/22015. Acesso em: 21 jul. 2021.
ALVES, M. T. G. Medindo o efeito escola no desempenho escolar: perspectivas transversal e longitudinal. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu, MG. Anais […]. São Paulo: ANPOCS, 2003. p. 1-30. Disponível em: http://anpocs.org/index.php/encontros/papers/27-encontro-anual-da-anpocs/gt-24/gt04-14. Acesso em: 21 jul. 2021.
BATES, D.; MACHLER, M.; BOLKER, B.; WALKER, S. Fitting linear mixed-effects models using ime4. Journal of Statistical Software, [S. l.], v. 67, n. 1, p. 1-48, 2015. DOI: https://doi.org/10.18637/jss.v067.i01. Disponível em: https://www.jstatsoft.org/article/view/v067i01. Acesso em: 28 jul. 2021.
BERKOWITZ, R.; MOORE, H.; ASTOR, R. A.; BENBENISHTY, R. A research synthesis of the associations between socioeconomic background, inequality, school climate, and academic achievement. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 87, n. 2, p. 425-469, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309574996_A_Research_Synthesis_of_the_Associations_Between_Socioeconomic_Background_Inequality_School_Climate_and_Academic_Achievement. Acesso em: 28 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio 2017 tem 7,6 milhões de inscrições com 80,7% confirmadas. Gov.BR, Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/49491-exame-nacional-do-ensino-medio-2017-tem-7-6-milhoes-de-inscricoes-com-80-7-confirmadas. Acesso em: 9 de jun. 2021.
CARVALHAES, F.; RIBEIRO, C. A. C. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 195-233, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/135035. Acesso em: 28 jul. 2021.
COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1966. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED012275.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.
MORAES, A. G. E. de; BELLUZZO, W. O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 409-430, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6351/1564. Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/x6DLSt9vxW7y4bPLjsKJ7cb/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.
MORAES, C. P. de; PERES, R. T.; PEDREIRA, C. E. Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 12, n. 35, p. 635-658, 2021.
DUTRA, R. S.; COELHO, A. C. D.; DUTRA, G. B. M. Indicadores educacionais e proficiência no ENEM: um estudo nos institutos federais do Brasil. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 124-153, 2019. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1781. Acesso em: 28 jul. 2021.
FERRÃO, M. E.; BARROS, G. T. de F.; BOF, A. M.; OLIVEIRA, A. S. de. Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado. DADOS: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 61, n. 4, p. 265-300, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582018160. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/DdxmxdDVNTL7xJtjk3fmKPb/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.
FRANCO, A. M. de P. Os determinantes da qualidade da educação no Brasil. Orientador: Naercio Aquino Menezes-Filho. 2008. 149 f. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-27032009-100849/pt-br.php. Acesso em: 27 jan. 2022.
FRANCO, C.; ORTIGÃO, I.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; ALVES, F.; SÁTYRO, N. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de fatores intra-escolares. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/575. Acesso em: 28 jul. 2021.
HOX, J. Multilevel analysis: techniques and applications. New York: Routledge, 2010.
INEP. Brasília, DF: Inep, 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 23 de fev. 2022.
INEP. Indicadores educacionais. In: INEP. Acesso à informação. Brasília, DF: Inep, 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais. Acesso em: 9 jun. 2021.
INEP. ENEM. In: INEP. Acesso à informação. Brasília, DF: Inep, 2021c. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 9 jun. 2021.
JALOTO, A.; PRIMI, R. Fatores socioeconômicos associados ao desempenho no Enem. Em Aberto, Brasília, DF, v. 34, n. 112, p. 125-141, 2021. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.34i112.5002. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5002/4050. Acesso em: 9 jun. 2021.
KEEVES, J. P.; HUNGI, N.; AFRASSA, T. Measuring value added effects across schools: should schools be compared in performance?. Studies in Educational Evaluation, Elmsford, New York, v. 31, n. 2, p. 247-266, 2005.
KUBOTA, L. C. Nota técnica nº 54: o peso do passado no futuro do trabalho: a transmissão intergeracional de letramento. Brasília, DF: Ipea, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9527. Acesso em: 27 jan. 2022.
LACRUZ, A. J.; AMERICO, B. L.; CARNIEL, F. Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na prova Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-26, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vhnxFSdSRGsDnq3kf8YZ96S/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.
LAROS, J. A.; MARCIANO, J. L. P.; ANDRADE, J. M. de. Fatores que afetam o desempenho na prova de matemática do SAEB: um estudo multinível. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 173-186, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712010000200004. Acesso em: 20 jan. 2022.
LONGO, F. V.; VIEIRA, J. M. Educação de mãe para filho: fatores associados à mobilidade educacional no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 38, n. 141, p. 1051-1071, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017162420. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/HSzRL7FX3K9pGFgYprB4pkg/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 27 jan. 2022.
MENEZES, D. T. de; MORAES, J.; DIAS, B. F. B. Efeito escola na educação básica: observações a partir da perspectiva Bourdiesiana. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 29, n. 1, p. 114-134, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.47642. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/47642/30184. Acesso em: 28 jul. 2021.
MELO, S. G. de; MORAIS, A. de. Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 172, p. 10-34, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145305. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x8gKF3SRhgWyCTF4jwKrs8t/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.
MORTIMORE, P. The road to Improvement: reflections on school effectiveness. [New York]: Routledge, 1998.
MOCARZEL, M. S. M. V.; ROJAS, A. A.; PIMENTA, M. de F. B. A reforma do ensino médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista Online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 22, n. especial, p. 159-176, 2018. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10788/7196. Acesso em: 27 jan. 2022.
OLIVEIRA, A. C. P. de; CARVALHO, C. P. de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 27 jan. 2021.
PASSONE, E. F. K. Gestão escolar e democracia: o que nos ensinam os estudos de eficácia escolar. Laplage em Revista, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, p. 142-156, 2019. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/456. Acesso em: 28 jul. 2021.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 27 jan. 2022
REYNOLDS, D.; SAMMONS, P.; FRAINE, B. de; DAMME, J. van; TOWNSEND, T.; TEDDLIE, C.; STRINGFIELD, S. Educational Effectiveness Research (EER): a state of the art review. An International Journal of Research, Policy and Practice, New York, v. 25, n. 2, p. 197-230, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263299677_Educational_effectiveness_research_EER_A_state-of-the-art_review. Acesso em: 28 jul. 2021.
SILVA, A. L. da; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/5048/3636. Acesso em: 28 jul. 2021.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 492-517, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WGhPXprTVJRhtZKc5VVrsdN/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.
TRAVITZKI, R. ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. Orientadora: Carlota Boto. 2013. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28062013-162014/. Acesso em: 28 jul. 2021.
TRAVITZKI, R. Qualidade com equidade escolar: obstáculos e desafios na educação brasileira. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 27-49, 2017. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2017.15.4.002. Disponível em: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/8146. Acesso em: 28 jul. 2021.
TRAVITZKI, R.; CALERO, J.; BOTO, C. What does the National High School Exam (ENEM) tell Brazilian society?. CEPAL Review, Santiago de Chile, n. 113, p. 157-174, 2014. DOI: http://doi.org/10.18356/5db107a1-en. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/content/journals/16840348/2014/113/9/read. Acesso em: 28 jul. 2021.
TRAVITZKI, R.; FERRÃO, M. E.; COUTO, A. P. Desigualdades educacionais e socioeconómicas na população brasileira pré-universitária: uma visão a partir da análise de dados do ENEM. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 24, n. 74, p. 1-32, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2199. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/2199. Acesso em: 27 jan. 2022.
VITELLI, R. F.; FRITSCH, R.; CORSETTI, B. Indicadores educacionais na avaliação da educação básica e possíveis impactos em escolas de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230065. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9CQfNj8PkWymXDwDtk9kJKd/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 28 jul. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3625
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.