Comer para aprender, criar e produzir: analisando a eficiência econômica dos Restaurantes Universitários das universidades federais brasileiras.

Camila Regina Carvalho, Francisca Diana Ferreira Viana, Lásara Fabrícia Rodrigues

Resumo


A presente pesquisa analisou a eficiência econômica de 38 restaurantes universitários (Rus) que operavam por gestão terceirizada, em 2019, utilizando a Análise Envoltória de Dados, em virtude do papel desempenhado por estes como um mecanismo que possibilita aos estudantes a conclusão dos seus cursos, viabilizando as suas permanências na universidade e com isso, contribuindo para o desenvolvimento econômico visto que as universidades são um lócus de formação de capital humano e social . Além de, do ponto de vista regional, contribuir para amenizar os efeitos da desigualdade socioeconômica sobre o corpo discente. Os resultados indicaram onze universidades cujos restaurantes foram os mais eficientes. Ademais, uma análise regional demonstrou uma predominância por scores maiores nas regiões Sul e Sudeste.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3556



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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